Indicadores antecedentes mostram forte retração em março

Os dados divulgados hoje mais cedo pelo Banco Central no boletim Focus consolidam um cenário de recessão para esse ano. Os primeiros dados de março dão cor ao desastre que tem sido a pandemia do coronavírus sobre o nível de atividade. O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), por exemplo, apresentou queda de 21,1% em relação a fevereiro.

O boletim Focus capta expectativas de instituições financeiras para diversas variáveis macroeconômicas e tem script automático que é ensinado no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R. A expectativa média de crescimento passou de -0,14% para -1,1% e a mediana de -0,48% para -1,18%.  O gráfico a seguir ilustra.

A ANFAVEA também divulgou hoje os dados de produção de veículos em março. Houve queda de 6,97% na produção, comparado com fevereiro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve queda de 21,10%. O gráfico a seguir ilustra.

Amanhã, saem as vendas do varejo referentes a fevereiro, enquanto na quarta são divulgados os dados do setor de serviços (PMS), também referentes a março. Na quinta-feira, por fim, sai o IPCA.

(*) Isso e muito mais você aprende em nossos Cursos Aplicados de R.

___________


Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou a Taxa de Participação no Brasil nos últimos anos? Uma Análise com a Linguagem R

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da Taxa de Participação no Brasil, contrastando-a com a Taxa de Desocupação e decompondo suas variações para entender os vetores (populacionais e de força de trabalho) que influenciam o comportamento atual do mercado de trabalho. Para isso, utilizamos a linguagem R em todo o processo, desde a coleta e o tratamento das informações até a visualização dos resultados, empregando os principais pacotes disponíveis no ecossistema da linguagem.

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.