Relatório #24 - PIM-PF

No Relatório AM dessa semana, iremos comentar sobre o resultado da Pesquisa Industrial Mensal no mês de setembro, divulgadas pelo IBGE. Neste relatório, iremos visualizar as variações marginais, interanuais e acumuladas em 12 meses das três principais seções do índice, e também da atividade de indústria que acompanha a fabricação de veículos.

No mês, tem-se a queda da variação mensal nas três principais seções da indústria, como podemos observar na tabela a seguir.

Na variação mensal do índice, vê-se a lateralização na variação mensal da indústria geral, de transformação e da fabricação de veículos. Já a indústria extrativa apresenta mais volatilidade.

Em relação a variação contra o mesmo mês do ano anterior, a pesquisa, no mês de setembro, apresentou resultados negativos para a indústria geral (-3,88%) e indústria de transformação (-4,82%). A indústria extrativa configura variação positiva de 3,19%.

É possível notar a volatilidade da indústria extrativa através do gráfico, bem como os picos ocorridos no ano de 2021 devido ao congelamento da indústria, efeito da pandemia de coronavírus. Após a alta, a variação interanual vem decaindo ao longo do fim de 2021.

Em relação a variação interanual, vê-se a diferença da indústria extrativa em relação aos outros indicadores, que acumula o valor negativo de 0,75% no mês de setembro.

No gráfico, é possível visualizar que a indústria extrativa, diferente das outras atividades da indústria, não alcançou o valor positivo para a variação acumulada em 12 meses desde 2019, exceto para o primeiro mês daquele ano.

________________________

(*) Para entender mais sobre Produção Industrial e análise de conjuntura econômica, confira nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R - Versão 5.0.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Existe correlação entre vagas de emprego e o S&P 500?

O que explica a divergência entre S&P 500 e vagas de emprego? Seria o impacto da IA ou a política monetária? Utilizando um análise dados e modelo VAR e testes de causalidade de Granger usando a linguagem de programação R, investigamos a relação e o motivo por trás da "boca de jacaré".

Como medir a comunicação do Banco Central?

Descubra como o índice ALT transforma a linguagem do Banco Central em dados analisáveis, permitindo investigar como o tom das atas do COPOM varia conforme o cenário macroeconômico e as decisões de política monetária.

Análise de Séries Temporais com a Linguagem R: dados ISP-RJ

Neste tutorial, vamos conduzir uma análise diagnóstica completa. Começaremos visualizando a série e sua tendência, depois a decomporemos em seus componentes fundamentais. Em seguida, investigaremos a distribuição estatística dos dados e, por fim, aplicaremos técnicas mais avançadas, como a análise de autocorrelação e testes de estacionariedade, que são pré-requisitos cruciais para a construção de modelos de previsão robustos como o ARIMA.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.