Revisões importantes no Focus às vésperas de novo COPOM

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central volta a se reunir essa semana para decidir sobre a nova taxa básica de juros. O consenso de mercado aponta para corte de 50 pontos-base, o que levará a SELIC para 5% a.a. O boletim Focus divulgado agora há pouco, diga-se, espera que a taxa básica chegue a 4,5% no final do ano, o que implica em mais um corte de mesma magnitude na próxima reunião do Comitê. Segundo os respondentes do Focus, essa taxa se mantém até o final de 2020. Há uma semana, a mediana das instituições esperava que a taxa ficasse em 4,75% a.a. ao fim de 2020.

Um dado interessante trazido pelo Focus é que o grupo TOP5 Médio Prazo espera que a Selic feche em 4% ao fim de 2020. Cenário que condiz com a expectativa de inflação abaixo da meta para o próximo ano - em torno de 3,55%. Outro ponto interessante do Focus é a revisão positiva, pela segunda semana seguida, na expectativa de crescimento para esse ano. Os dados de alta frequência recém divulgados, como alertei nesse espaço, dão conta de um 3º tri melhor do que o esperado, o que tem embasado revisões positivas nessa expectativa.

Para a semana, além do COPOM, haverá divulgação da taxa de desemprego medida pela PNAD Contínua na quinta e da produção industrial na sexta-feira. Expectativa é de redução no desemprego e aumento na margem da PIM-PF.

_______________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar Modelos de Linguagem no R com o pacote {elmer}

Na análise de dados contemporânea, o uso de Modelos de Linguagem (LLMs) vem se consolidando como uma ferramenta poderosa para automatizar e aprimorar tarefas analíticas. Ao integrarmos LLMs a pacotes como o ellmer, podemos ampliar nossas capacidades de extração, interpretação e automação de dados no ambiente R. Neste post, exploramos o papel desses modelos e detalhamos como o ellmer opera dentro do universo da linguagem de programação R.

Introdução ao AutoGen: Agentes Inteligentes na Análise Financeira

O AutoGen é um framework da Microsoft que permite criar agentes de IA colaborativos. Na área financeira, pode automatizar a coleta de dados, cálculos de indicadores e geração de relatórios. Este artigo apresenta os conceitos básicos e um exemplo aplicado a ações de empresas.

Como usar LangGraph e LLMs para prever a inflação no Brasil

Este post apresenta um estudo de caso sobre como utilizar o LangGraph e modelos de linguagem para estruturar um sistema multiagente voltado à previsão do IPCA. O exercício cria um sistema que utiliza-se de personas analíticas que trabalham em paralelo, permitindo validar previsões, calcular métricas de erro e consolidar relatórios automatizados. A abordagem demonstra como fluxos multiagentes podem apoiar a análise econômica, oferecendo múltiplas perspectivas e maior consistência nos resultados.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.