Inflação de fevereiro ratifica corte de juros

O IBGE divulgou agora há pouco a inflação medida pelo IPCA referente ao mês de fevereiro. Houve variação de 0,25%. No acumulado em 12 meses, a inflação registrou 4,01% de crescimento. O gráfico a seguir, retirado de script exclusivo do nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R, ilustra o comportamento da inflação ao longo do tempo.

A abertura do índice pelos 9 grupos mostra que a educação contribuiu com 0,23 p.p. para a inflação de fevereiro, como é típico no mês. O gráfico a seguir ilustra.

Com o resultado, não há qualquer restrição para que o Banco Central evite reduzir a taxa básica de juros na próxima semana. As apostas giram entre 25 e 50 pontos-base.

 

(*) Isso e muito mais você aprende em nossos Cursos Aplicados de R.

___________


Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como choques inflacionários afetam a previsão da Selic?

Como mensurar a importância de choques na inflação sobre o erro de previsão da taxa de juros? Neste exercício quantificamos esta pergunta sob a ótica de um modelo VAR, usando dados recentes da macroeconomia brasileira. Especificamente, estimamos a decomposição da variância dos erros de previsão do modelo, analisando choques na inflação da gasolina e sua importância sobre a variância dos erros de previsão da taxa Selic.

Modelo de previsão para o preço da gasolina

Neste exercício exploramos os dados públicos sobre o preço da gasolina no Brasil, sua composição, evolução temporal, políticas associadas e, por fim, construímos um modelo simples de previsão. Com um modelo em mãos, o analista pode cenarizar o comportamento futuro da série da forma como preferir. Todos os procedimentos foram feitos usando a linguagem de programação Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.