Pode triplicar o repasse para o fundo partidário em tempo de ajuste fiscal?

Em ano de ajuste fiscal, o maior penalizado será o contribuinte, como sabíamos desde o princípio. O Estado, formado pelo poder executivo, legislativo e judiciário, dificilmente fará ajuste nas despesas, quase todas rígidas o suficiente para que não possam ser cortadas. O descalabro dos últimos anos em termos de política econômica recaíra, desse modo, sobre o contribuinte. Aliás, leitor, em geral, o populismo dos governos é um dos grandes exemplos de inconsistência temporal: aparentes benefícios no curto prazo em troca de penúria no médio e longo prazos. Não por outro motivo, os economistas criticam tanto a administração Dilma Rousseff. Tudo compreensível? Agora, me responda: em ano de ajuste fiscal, pode triplicar o repasse para o fundo partidário? Querer colocar o financiamento público sem discussão com a sociedade é parte da reforma política proposta pelo executivo? Diga o leitor.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando um dashboard das previsões do Relatório Focus

O Relatório Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central, reúne as expectativas do mercado para variáveis-chave da economia brasileira, como inflação, câmbio, PIB e Selic. Neste projeto, transformamos esses dados em um dashboard interativo para acompanhar a acurácia das previsões ao longo do tempo.

Como usar Modelos de Linguagem no R com o pacote {elmer}

Na análise de dados contemporânea, o uso de Modelos de Linguagem (LLMs) vem se consolidando como uma ferramenta poderosa para automatizar e aprimorar tarefas analíticas. Ao integrarmos LLMs a pacotes como o ellmer, podemos ampliar nossas capacidades de extração, interpretação e automação de dados no ambiente R. Neste post, exploramos o papel desses modelos e detalhamos como o ellmer opera dentro do universo da linguagem de programação R.

Introdução ao AutoGen: Agentes Inteligentes na Análise Financeira

O AutoGen é um framework da Microsoft que permite criar agentes de IA colaborativos. Na área financeira, pode automatizar a coleta de dados, cálculos de indicadores e geração de relatórios. Este artigo apresenta os conceitos básicos e um exemplo aplicado a ações de empresas.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.