PIB Mensal ou "estagflação mensalizada"

hiato3Imagine que você precisa de alguma medida de PIB mensal para rodar, por exemplo, uma curva de phillips. As opções até então disponíveis no mercado eram um PIB nominal do Banco Central, o IBC-BR também do Banco Central, a produção industrial do IBGE ou alguma medida de capacidade ociosa, da CNI. Todas pecam, entretanto, por não anteciparem adequadamente os resultados do PIB trimestral do IBGE, dado que não seguem a metodologia oficial do orgão. Servem, apenas, como proxies do que acontece com o nível de atividade. Pensando nisso o pessoal do IBRE/FGV tem desenvolvido, desde o ano passado, um trabalho para construir uma série de PIB mensal baseada na metodologia do IBGE para o resultado trimestre. O gráfico ao lado mostra essa medida de PIB comparada a sua tendência, construída via filtro HP. Repare na ponta do gráfico: o dado de julho, mesmo sendo uma recuperação em relação ao mês anterior, ainda está abaixo da tendência. Ou seja, o hiato do produto ainda estaria em terreno negativo.

O índice foi construído "pelo lado da oferta", com início em 2000, devendo conter os dados da demanda em um futuro próximo. Ainda não está disponível nota técnica sobre a metodologia do índice, mas é um alento para quem costuma precisar de dados de  nível de atividade de "alta frequência". O gráfico abaixo mostra o comportamento dos três setores - se fosse uma corrida, a indústria estaria perdendo feio hein...

setores

Apenas a título de exercício sem maiores pretensões, eu tomei a série encadeada do índice sem ajuste sazonal e rodei um modelo simples para ver qual seria a taxa de crescimento acumulada do ano. A regressão é posta abaixo.

previsaopib

Com esse modelo, sujeito a toda a sorte de críticas, o PIB chegaria a uma taxa de crescimento em 2014 próxima a 0%. O banco Itaú, por exemplo, recentemente reviu sua projeção para 0,1% de crescimento esse ano. Abaixo está um gráfico com exercício semelhante feito para a série com ajuste sazonal.

pibforecast

Significa dizer que a "estagflação" brasileira está no preço para esse ano. E 2015, será melhor? O resultado das urnas, em novembro, é quem melhor responderá, viu... O novo índice pode ser acompanhado com o título de "Monitor do PIB" na página do IBRE... 🙂

(*) Agradeço ao professor Cláudio Considera por me enviar os dados.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Previsão com Vetores Autoregressivos no Python

Modelos Vetoriais AutoRegressivos (VAR) são amplamente utilizados na análise de séries temporais macroeconômicas. Eles permitem modelar a dinâmica conjunta de várias variáveis, capturando como choques em uma afetam as demais ao longo do tempo. Neste exercício, mostramos como aplicar um modelo VAR a um conjunto de dados macroeconômicos brasileiros para gerar previsões.

Previsão do Desemprego: Redes Neurais vs. Previsões do Focus

Não é de hoje que técnicas de machine learning vêm sendo usadas para explorar características não lineares de séries temporais (econômicas), especialmente para finalidade de previsão. Como exemplo, apresentamos uma abordagem híbrida do modelo NNAR e comparamos suas previsões com as de mercado, encontrando resultados em linha com a literatura recente.

Incorporando IA na previsão do PIB

O PIB é uma variável econômica complexa e de difícil previsão. Neste artigo, mostramos que unir métodos simples e métodos avançados pode aumentar significativamente a previsibilidade do crescimento da economia.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.