ENEM 2011

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2011 foram divulgados pelo MEC. Sem novidades: colégios privados na ponta, colégios públicos com médias ainda muito baixas. A despeito de todas as críticas que possam ser feitas ao exame e a sua aplicação pelo MEC, eu sou favorável a esse tipo de avaliação e vislumbro um cenário promissor. Não há outro jeito: é preciso avaliar, divulgar e cobrar resultados.

Há muita gente - muita mesmo - que ainda vê com reticência a estipulação de exames como o ENEM. Eu sou favorável e acho que a medida deve ser ampliada: com o exame nacional passando a ser obrigatório para a "colação de grau", tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. A obrigatoriedade faz com que o aluno leve a prova a sério, evitando problemas nos dados. Além disso, é preciso organizar um exame padronizado, com o mínimo de ruído possível, algo que, infelizmente, faltou nos últimos anos.

A última parte, cobrar resultados, depende de responsabilização de professores, i.e., atrelar a remuneração aos resultados dos alunos nesse tipo de avaliação. Essa parte é cheia de controvérsias, possui limites dentro da teoria, mas é preciso criar mecanismos de incentivos para que os professores sejam responsabilizados pelo que ensinam. É claro que, além disso, muitas outras ações - como as citadas no post abaixo - devem ser feitas para melhorar a educação de nossos professores.

Termino esse breve post de domingo dizendo que eu sou fã do ENEM, acho que é uma prova que pode acrescentar muito ao modelo educacional brasileiro e justamente por isso deveria ser levada um pouco mais a sério. Você pode conferir a planilha completa do ENEM 2011 aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Aplicando o Time Series Transformer para prever inflação (IPCA)

Neste exercício, exploramos a previsão de séries temporais utilizando o Temporal Fusion Transformer (TFT). O TFT é uma arquitetura de Deep Learning baseada em mecanismos de atenção, desenhada especificamente para lidar com múltiplas variáveis e horizontes de previsão longos, mantendo a interpretabilidade — uma característica frequentemente ausente em modelos de "caixa-preta".

Análise do Payroll norte-americano com Python

O Payroll norte-americano é o termômetro da economia global. No post de hoje, mostro como analisar esse indicador usando Python e as bibliotecas Pandas e Plotnine. Saia do básico e aprenda a visualizar a geração de empregos nos EUA de forma profissional.

O papel da credibilidade do Banco Central na desinflação da economia

O objetivo deste trabalho é mensurar a credibilidade da política monetária brasileira através de diferentes métricas e verificar empiricamente se uma maior credibilidade contribui para a redução da inflação. Realizamos a modelagem econométrica usando o pacote {systemfit} disponível na linguagem. Ao fim, criamos um relatório reprodutível com a combinação Quarto + R.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.