Dias trabalhados para pagar imposto e eficiência do Estado

diastrabalhadosO Brasil já pode se comparar à Noruega em ao menos uma coisa: dias trabalhados para pagar imposto. O pessoal do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) publica todos os anos um estudo sobre quantos dias um trabalhador médio leva para pagar todos os impostos federais, estaduais e municipais. Em 2014 o brasileiro de rendimento médio levará 151 dias para pagar todos os impostos. É mais do que a Alemanha, Reino Unido, Canadá, Japão, Suiça, EUA e tantos outros países desenvolvidos.

Mas não é apenas isso: se você não está nos extremos da distribuição, as notícias ainda pioram, leitor: para quem ganha entre R$ 3 mil e R$ 10 mil, levam-se 161 dias, 10 a mais do que o rendimento médio. Bom, imposto de primeiro mundo a gente já paga e os bens e serviços públicos? Outro estudo do mesmo IBPT procura responder essa pergunta. O instituto criou o Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (IRBES), que avalia a relação entre carga tributária e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Dado que mede o quanto o país necessita arrecadar para melhorar a qualidade de vida da população, é um índice de eficiência do Estado. Pois nesse índice, entre 30 países avaliados, somos o último. Em outras palavras, temos a pior relação entre carga tributária e IDH: a primeira é muito alta e o segundo é baixo.

Pois é, leitor, melhorar a eficiência do estado brasileiro é mais do que urgente: é para ontem! Só acho difícil que isso aconteça enquanto as pessoas - vestidas de suas respectivas ideologias - continuarem a discutir se tem que ter mais ou menos estado na economia. É uma discussão tão pobre, tão pobre, que deveria ter terminado no século XVIII. Grande ou pequeno quem decide é a sociedade, via constituição, logo é perda de tempo ficar discutindo isso. É preciso discutir e cobrar eficiência, que é o que importa, no final das contas. Os estudos do IBPT aqui e aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Automatizando a Construção de Códigos em Python com LangGraph

Neste post, mostramos como construir um agente de código em Python utilizando LangGraph, LangChain e Gemini. A proposta é construir um protótipo para automatizar o ciclo completo de geração, execução e correção de código com o uso de LLMs, organizando o processo em um grafo de estados.

Análise de Dados com REPL Tool e LLM usando LangGraph

Neste post, vamos mostrar como você pode criar um agente que interpreta e executa código Python em tempo real, utilizando o REPL-Tool e um LLM da família Gemini. Começamos com um exemplo genérico e, em seguida, aplicamos a mesma estrutura à análise econômica de uma série histórica do IPCA.

Frameworks para criar AI Agents

Neste post, vamos dar o primeiro passo rumo à construção de Agentes de IA mais sofisticados, capazes de tomar decisões, interagir com ferramentas externas e lidar com tarefas complexas. Para isso, precisamos entender o papel dos frameworks agenticos (ou agentic frameworks) e como eles podem facilitar esse processo. Aqui introduzimos dois frameworks populares de desenvolvimento de Agentes de IA.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.