Quantos "marinados" são necessários?

A conta é simples, leitor. Para vencer, Aécio Neves precisa converter mais de 71,4% dos eleitores de Marina Silva. O número considera que abstenção e não comprometimento (brancos e nulos) se manterão constantes, bem como os eleitores de Pastor Everaldo (PSC), Levy Fidelix (PRTB) e Eymael (PSDC) migrarão para Aécio, enquanto os eleitores de Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) migrariam para Dilma Rousseff. Feito isto, Aécio precisa de 9,475 milhões de votos para igualar os votos de Dilma. Desse modo, qualquer coisa acima de 71,4% de conversão para o candidato tucano lhe dá a vitória no pleito. Sugiro que quem quer a vitória do PSDB comece (desde já) a trabalhar, posto que os petistas já começaram. O cálculo aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como criar Agentes de Economia com CrewAI

O CrewAI é uma biblioteca open source que permite criar times de agentes de IA atuando de forma colaborativa. Cada agente recebe um papel, um objetivo e um histórico contextual, tornando-o especializado para tarefas específicas. Na área de economia e finanças, isso possibilita montar equipes virtuais capazes de consultar dados do Banco Central, interpretar indicadores e gerar relatórios automáticos de forma eficiente.

Como criar Agentes de Economia com Google ADK

A inteligência artificial está evoluindo dos modelos que apenas respondem comandos para agentes capazes de agir, decidir e colaborar. O Agent Development Kit (ADK), do Google, surge como uma ferramenta para criar times de agentes, unindo LLMs a fluxos de trabalho bem definidos. Para economistas e cientistas de dados econômicos, isso abre espaço para automatizar rotinas complexas — como consultas em APIs e geração de relatórios — de maneira mais inteligente e autônoma.

Criando um dashboard das previsões do Relatório Focus

O Relatório Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central, reúne as expectativas do mercado para variáveis-chave da economia brasileira, como inflação, câmbio, PIB e Selic. Neste projeto, transformamos esses dados em um dashboard interativo para acompanhar a acurácia das previsões ao longo do tempo.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.