Quantos "marinados" são necessários?

A conta é simples, leitor. Para vencer, Aécio Neves precisa converter mais de 71,4% dos eleitores de Marina Silva. O número considera que abstenção e não comprometimento (brancos e nulos) se manterão constantes, bem como os eleitores de Pastor Everaldo (PSC), Levy Fidelix (PRTB) e Eymael (PSDC) migrarão para Aécio, enquanto os eleitores de Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) migrariam para Dilma Rousseff. Feito isto, Aécio precisa de 9,475 milhões de votos para igualar os votos de Dilma. Desse modo, qualquer coisa acima de 71,4% de conversão para o candidato tucano lhe dá a vitória no pleito. Sugiro que quem quer a vitória do PSDB comece (desde já) a trabalhar, posto que os petistas já começaram. O cálculo aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como medir a comunicação do Banco Central?

Descubra como o índice ALT transforma a linguagem do Banco Central em dados analisáveis, permitindo investigar como o tom das atas do COPOM varia conforme o cenário macroeconômico e as decisões de política monetária.

Análise de Séries Temporais com a Linguagem R: dados ISP-RJ

Neste tutorial, vamos conduzir uma análise diagnóstica completa. Começaremos visualizando a série e sua tendência, depois a decomporemos em seus componentes fundamentais. Em seguida, investigaremos a distribuição estatística dos dados e, por fim, aplicaremos técnicas mais avançadas, como a análise de autocorrelação e testes de estacionariedade, que são pré-requisitos cruciais para a construção de modelos de previsão robustos como o ARIMA.

Análise de dados com a Linguagem R: Segurança no Rio de Janeiro

Neste post, criamos um tutorial prático que guia você através do ciclo completo de análise de dados, desde a coleta e tratamento até a visualização e comunicação de resultados. Utilizando a linguagem R, o ecossistema tidyverse e a ferramenta de publicação Quarto, analisamos a base de dados de criminalidade do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.