Um balanço de 2019 e o que vem por aí em 2020

Ufa, acabou. Pois é, foi um ano bastante puxado. Achávamos que seria um ano melhor para a economia. Não foi. Mas as coisas começaram a melhorar um pouco no segundo semestre e no próximo ano devemos experimentar uma aceleração no crescimento. Bom para reduzir o imenso estoque de desemprego. Oxalá que continuemos com a agenda de reformas que melhoram o ambiente de negócios brasileiro, fazendo melhorar a vida do empreendedor. A nossa vida!

Por aqui, na Análise Macro, foi um ano de transformações. Inauguramos o novo site, chegamos a mais de 1 milhão de visualizações de página, com mais de 231 mil pessoas tendo acesso ao nosso conteúdo. E bota conteúdo nisso: temos um estoque de 1173 posts sobre (macro)economia, data science, códigos de R e um monte de outras coisas. O Clube do Código chegou a 71 edições que envolvem exercícios econométricos e de análise de dados. Nossa plataforma própria de ensino conta agora com suporte integrado para tirar dúvidas dos mais de 1700 alunos ativos em 15 Cursos Livres e 3 Formações.

Completamos em 2019 quatro anos de ensino e consultoria em análise de dados. A rotina é intensa, com muitos finais de semana sacrificados para dar conta de tanto trabalho. Mas é gratificante ver a quantidade de gente que passou a ter contato com o R e com análise de dados a partir do nosso trabalho. Melhorar o ensino de economia no Brasil e construir uma plataforma própria de data science têm sido minhas grandes motivações para continuar esse trabalho.

Para 2020, nós vamos inaugurar novos Cursos Aplicados de R, Python e SQL, além de iniciar um programa especial de treinamento com cursos presenciais no Rio de Janeiro. Serão oficinas super práticas de R e Python voltadas para estudantes, profissionais de mercado e professores. Espero com isso dar uma contribuição para a formação de gente qualificada em análise de dados na nossa querida província de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Desejo a todos um grande 2020, repleto de decisões tomadas a partir de análise sofisticada de dados! Grande abraço.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como criar um Agente de IA coletor de dados

A tecnologia de agentes de IA está democratizando o acesso e a manipulação de dados econômicos complexos, tornando-a acessível mesmo para aqueles sem experiência em programação. Neste post discutimos a criação de agentes de IA para coletar dados econômicos brasileiros usando linguagem natural, como "Qual é a expectativa do IPCA para 2025?".

Como Criar um Agente Analista para Dados da Inflação com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da inflação brasileira com o uso de agentes inteligentes. Utilizando o LangGraph, integramos dados do IPCA, núcleos de inflação e grupos do índice para criar um sistema capaz de gerar análises econômicas automatizadas com base em consultas em linguagem natural.

Como Criar um Agente para Análise da Atividade Econômica com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da atividade econômica brasileira com agentes inteligentes. Utilizando o framework LangGraph e dados do IBGE e Banco Central, construímos um sistema capaz de gerar respostas analíticas a partir de perguntas em linguagem natural, unindo automação de consultas SQL e interpretação econômica.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.