Calculando o Historical VaR

O Historical Value at Risk é um método de calculo para mensurar da perda monetária de um determinado portfólio, utilizando como base os valores passados dos ativos e de seus respectivos retornos, criando uma série de Profits e Losses (P&L) que é tomada a um dado nível de intervalo para mensurar a perda potencial.

Assim como o Gaussian Value at Risk, o método Historical é uma das formas mais simples para se calcular o VaR. A diferença é que para o segundo método é necessário que haja mais dados. Neste post, iremos coletar dados de 4 ações para compor nosso portfólio, com dados diários de 1 de janeiro de 2013 até o dia atual.

Primeiro carregamos os pacotes, coletamos os preços e transformamos em retornos.

library(tidyquant)
library(timetk)
library(tidyverse)

 


# Define os ativos que irão ser coletados

tickers <- c("PETR4.SA", "ITUB4.SA", "ABEV3.SA", "JBSS3.SA")

# Define a data de início da coleta

start <- "2012-12-01"

# Realiza a coleta dos preços diários

prices <- getSymbols(tickers,
auto.assign = TRUE,
warnings = FALSE,
from = start,
src = "yahoo") %>%
map(~Cl(get(.))) %>%
reduce(merge) %>%
`colnames<-`(tickers)

# Calcula os retornos mensais

asset_returns <- Return.calculate(prices,
method = "log") %>%
na.omit()

 

Estaremos então interessados em conhecer o valor diário dos nossos ativos dentro do nosso portfólio. Podemos fazer isso através da função Return.portfolio(). A função calcula o retorno do nosso portfólio com base nos retornos dos nossos ativos. Por padrão, a função considera que temos um portfólio com pesos iguais (que é o que utilizaremos aqui, cada ativo terá o peso de 25%). Se utilizarmos o argumento verbose = TRUE, a função também calcula o peso e os valores dos ativos ao longo do tempo.

Suponha então que nosso portfólio possuía um valor monetário de 4563 no primeiro dia, a função retornará uma lista com os retornos do portfólio, os pesos dos ativos e os valores monetários ao longo do tempo.


# Calcula o retorno do portfolio

portfolio_returns <- Return.portfolio(asset_returns, verbose = TRUE, value = 4563)

# Calcular o valor

value <- portfolio_returns$EOP.Value * asset_returns

&nbsp;

p_l <- value[,1] + value[,2] + value[,3] + value[,4]

p_l <- `colnames<-`(p_l, "pl")

var_01_historical <- quantile(-p_l$pl, 0.99)

var_05_historical <- quantile(-p_l$pl, 0.95)

 

Calculamos o P&L como a soma dos valores diários dos ativos ponderados pelos seus respectivos retornos. Por fim, calculamos o quartil para o intervalo de confiança em 99% ou 95%.

 

________________________

(*) Para entender mais sobre Mercado Financeiro e medidas de risco, confira nosso curso de R para o Mercado Financeiro.
________________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

Analisando séries temporais no Python e esquecendo de vez o Excel

Séries temporais representam uma disciplina extremamente importante em diversas áreas, principalmente na economia e na ciência de dados. Mas, afinal, como lidar com esses dados que se apresentam ao longo do tempo? Neste exercício, demonstraremos como compreender uma série temporal e como o Python se destaca como uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de dado.

Cálculo do Retorno Econômico de uma Política Pública

Como podemos traduzir os efeitos de uma política pública para valores monetários? Essa é uma tarefa árdua que requer algumas premissas, entretanto, com métodos bem definidos, é possível obter estimativas precisas dos ganhos e os gastos de uma política pública.

Neste exercício, demonstramos tal método usando a política hipotética "Mãe Paranense”, um conjunto de ações que visam reduzir a mortalidade materna e infantil no estado. Usamos a linguagem R como ferramenta para analisar os dados.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.