Como retirar desdobramentos e dividendos do preço de ações através do R

Em grande maioria, fontes de dados financeiros disponibilizam série de preços de ativos financeiros já ajustados de acordo com mudanças ocorridas tanto por desdobramentos, quanto por dividendos recebidos. No post de hoje vamos utilizar o pacote {quantmod} para retirar esses valores de uma série de preços de uma
ação.

library(quantmod)
library(magrittr)

Vamos utilizar como exemplo a série de preços das ações da MGLu3, isso porque em outubro de 2020 ocorreu o desdobramento de suas ações. Primeiro iremos visualizar o preço de fechamento já ajustado.

getSymbols("MGLU3.SA",
                     auto.assign = TRUE,
                     from = "2020-01-01",
                     to = "2020-12-31")

plot(Ad(MGLU3.SA))

Mas, e se quisermos saber a série de preços antes do desdobramentos, quando ocorreu, bem como o mesmo para os dividendos, além de seus valores? Utilizaremos as funções getSplits() e getDividends(), respectivamente, para efetuar esse trabalho.

splits <- getSplits("MGLU3.SA",
                    from = "2020-01-01",
                     to = "2020-12-31")


dividends <- getDividends("MGLU3.SA", 
                          split.adjust = FALSE,
                          from = "2020-01-01",
                          to = "2020-12-31")

Em seguida, utilizaremos a função adjRatios() com a série de fechamento da ação para que possamos ter a relação do desdobramento e dos dividendos ao longo do tempo.

close <- Cl(MGLU3.SA)


ratios <- adjRatios(splits = splits,
                    dividends = dividends,
                    close = close)

Por fim, calculamos todos esses ajustes de forma a obter a série de preços "crua".

close_mglu <- close * ratios[, "Split"] * ratios[, "Div"]


plot(close_mglu)

Para tornar o caminho mais simples, o {quantmod} também disponibiliza uma função que torna a série "crua" de forma mais fácil.

mglu_adj <- adjustOHLC(MGLU3.SA, symbol.name = "MGLU3.SA")

plot(Cl(mglu_adj))

________________________
(*) Para entender mais sobre Mercado Financeiro e aprender como realizar a coleta, tratamento e visualização de dados financeiros, confira nosso curso de R para o Mercado Financeiro.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Determinantes do Preço do Ouro: VAR + Linguagem R

Este artigo realiza uma análise econométrica para investigar os determinantes dinâmicos do preço do ouro. Utilizando um modelo Vetorial Autorregressivo (VAR) em R, examinamos o impacto de variáveis como o dólar (DXY), a curva de juros e a incerteza global. Os resultados mostram que um fortalecimento inesperado do dólar tem um efeito negativo e significativo no curto prazo sobre os retornos do ouro, embora a maior parte de sua variância seja explicada por fatores intrínsecos ao seu próprio mercado.

Existe correlação entre vagas de emprego e o S&P 500?

O que explica a divergência entre S&P 500 e vagas de emprego? Seria o impacto da IA ou a política monetária? Utilizando um análise dados e modelo VAR e testes de causalidade de Granger usando a linguagem de programação R, investigamos a relação e o motivo por trás da "boca de jacaré".

Como medir a comunicação do Banco Central?

Descubra como o índice ALT transforma a linguagem do Banco Central em dados analisáveis, permitindo investigar como o tom das atas do COPOM varia conforme o cenário macroeconômico e as decisões de política monetária.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.