Agora para ficar...

Voltei. Após um longo inverno, refletindo sobre muitas outras coisas, cá estou novamente, fazendo o que mais gosto de fazer: escrever. Sobre economia, política (menos, agora), educação e todo o tipo de assunto que desperte meu interesse. Os posts voltarão - a partir da próxima semana - a ser praticamente diários. Voltarei a ter contato com antigos blogueiros - os que resistiram - e buscar sempre expandir a rede de contatos e leitores.

Dessa vez, entretanto, volto com a adição da seção Prosa & Poesia, com crônicas, poesias, contos e romances; produto desse tempo em que fiquei fora e pude refletir bastante não apenas sobre o Brasil, mas também - muito mais, inclusive - sobre outros projetos. Aos poucos vou publicando por aqui.

Meu primeiro artigo mais sério na área de política e economia deve sair na próxima semana e tem o seguinte título: "Relatos de um Oposicionista desiludido". Abraços a todos e voltem sempre!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Qual o hiato do produto no Brasil?

Entender o hiato do produto é fundamental para avaliar o ritmo da economia e as pressões inflacionárias no Brasil. Neste artigo, mostramos como estimar essa variável não observável a partir dos dados do PIB, explorando diferentes metodologias — de regressões simples a modelos estruturais — e discutindo as limitações e incertezas que cercam cada abordagem.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.