O papel do sistema financeiro na desigualdade de renda

Qual é o papel do desenvolvimento do sistema financeiro na pobreza e na desigualdade de renda? Como seria possível verificar essa relação? Essas são as perguntas abordadas na Edição 63 do Clube do Código. Usando dados do FMI, construímos um painel de 22 países de modo a identificar o papel do desenvolvimento financeiro na desigualdade de renda. Os resultados encontrados sugerem que quanto mais desenvolvido é o sistema financeiro, menor é a desigualdade de renda, representada pelo índice de Gini. De forma a dar robustez aos resultados, também foi testado o efeito do desenvolvimento do sistema financeiro na participação dos 20% mais pobres na renda: quanto mais desenvolvido é o sistema financeiro, maior é a participação desse extrato na renda nacional.

Para além dos resultados encontrados, talvez a parte mais importante do exercício é o tratamento dos dados, uma vez que para construir um modelo de painel é preciso fazer um empilhamento dos dados. A Edição 63, diga-se, estará disponível na sexta-feira no repositório do Clube no Github!

Se você ainda não é assinante, não perca tempo e assine já!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar Modelos de Linguagem no R com o pacote {elmer}

Na análise de dados contemporânea, o uso de Modelos de Linguagem (LLMs) vem se consolidando como uma ferramenta poderosa para automatizar e aprimorar tarefas analíticas. Ao integrarmos LLMs a pacotes como o ellmer, podemos ampliar nossas capacidades de extração, interpretação e automação de dados no ambiente R. Neste post, exploramos o papel desses modelos e detalhamos como o ellmer opera dentro do universo da linguagem de programação R.

Introdução ao AutoGen: Agentes Inteligentes na Análise Financeira

O AutoGen é um framework da Microsoft que permite criar agentes de IA colaborativos. Na área financeira, pode automatizar a coleta de dados, cálculos de indicadores e geração de relatórios. Este artigo apresenta os conceitos básicos e um exemplo aplicado a ações de empresas.

Como usar LangGraph e LLMs para prever a inflação no Brasil

Este post apresenta um estudo de caso sobre como utilizar o LangGraph e modelos de linguagem para estruturar um sistema multiagente voltado à previsão do IPCA. O exercício cria um sistema que utiliza-se de personas analíticas que trabalham em paralelo, permitindo validar previsões, calcular métricas de erro e consolidar relatórios automatizados. A abordagem demonstra como fluxos multiagentes podem apoiar a análise econômica, oferecendo múltiplas perspectivas e maior consistência nos resultados.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.