A perda de confiança no BACEN

No boletim FOCUS dessa semana, vemos a confirmação da trajetória crescente das expectativas do IPCA, indo de 4.92% para 5.01%, assim como uma forte correção para o IGP-M, que foi de 12.66% para 13.15%. Apesar disso, os dados para 2021 não contam toda a história. A expectativa do IPCA para 2022 se manteve no nível de semana passada de 3.60%, acima da meta para o ano, que é de 3.5%. Isso indica uma certa desconfiança sobre o comprometimento do BACEN com a sustentação da meta, correndo o risco de desancoragem das expectativas. Como resultado, as expectativas da SELIC seguem aumentando para o final de 2021, indo de 5.25% para 5.50%, indicando que nos próximos meses é esperada uma correção forte da trajetória de inflação por parte do BACEN.

Abaixo, as expectativas das principais variáveis disponibilizadas:

Membros do Clube AM, por suposto, têm acesso a todos os códigos desse exercício.

____________________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise regional do mercado de trabalho com dados do CAGED usando Python

Os microdados dos CAGED fornecem informações detalhadas a nível de cidade, sexo, raça, nível de instrução, idade, salário e outras sobre os trabalhadores formais do Brasil, possibilitando ricas análises regionais de dados. Neste artigo mostramos como acessar, processar e analisar estes dados utilizando o Python.

Transfer Learning: mostrando porque o Python está na ponta do desenvolvimento

A aprendizagem por transferência (transfer learning) é o reuso de um modelo pré-treinado em um novo problema. Portanto, sua utilização torna-se um avanço enorme para a previsão de diferentes tipos de variáveis, principalmente para aquelas ordenadas no tempo. Mostramos nesta postagem o uso do Transfer Learning com o Python para o caso de Séries Temporais.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.