Os mitos criados pelo atual governo

Ontem, em seminário promovido pela revista Exame, o economista Arminio Fraga listou seis mitos econômicos promovidos pelo atual governo. São eles, segundo o Valor de hoje:

"Para Arminio, a economia brasileira já vive um quadro de recessão e há um congelamento de preços que precisa ser desmontado. Ele argumentou que o governo quer transferir à oposição a crítica de que fará um arrocho, quando "o arrocho já esta aí e foi feito por esse governo", disse ele, fazendo referência à inflação de 6,5% com economia estagnada.. "Não interessa se o termo é recessão técnica, a economia não cresce", disse. "O modelo está errado. Felizmente, tem cura para o que está errado."

Além da ideia do arrocho, Arminio elencou mais cinco "mitos" que, segundo ele, o governo tenta "vender" e que são falaciosos ou mentira. O segundo mito seria o de que basta estimular a demanda para o país crescer; o terceiro, que o governo anterior (de Fernando Henrique Cardoso) quebrou o Brasil e foi o governo petista que pagou o Fundo Monetário Internacional (FMI); a quarta ideia errada é que a oposição fará um tarifaço ("a pergunta que deve ser feita é quem congelou os preços e criou essa distorção"); a quinta ideia é que a crise atual é culpa da fraca economia mundial; e, por fim, a avaliação de que com crédito barato, câmbio alto e desoneração você resolve o problema da indústria".

Lembrem-se do que a presidente falou: nós podemos fazer o diabo quando é hora da eleição? Acho que ela se referia a isso daí, né? 🙁

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou a Taxa de Participação no Brasil nos últimos anos? Uma Análise com a Linguagem R

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da Taxa de Participação no Brasil, contrastando-a com a Taxa de Desocupação e decompondo suas variações para entender os vetores (populacionais e de força de trabalho) que influenciam o comportamento atual do mercado de trabalho. Para isso, utilizamos a linguagem R em todo o processo, desde a coleta e o tratamento das informações até a visualização dos resultados, empregando os principais pacotes disponíveis no ecossistema da linguagem.

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.