Como criar Agentes de Economia com Google ADK

Introdução

A Inteligência Artificial está avançando para além da ideia de modelos que apenas respondem comandos isolados. Hoje falamos em agentes inteligentes, sistemas capazes de decidir o que fazer, executar ações, usar ferramentas externas e até mesmo colaborar em equipes.

O Agent Development Kit (ADK), desenvolvido pelo Google, é uma dessas ferramentas. Ele oferece uma estrutura para criar e coordenar times de agentes, combinando modelos de linguagem (LLMs) com fluxos de trabalho claros.

Mas a grande pergunta é: o que isso significa para economistas e cientistas de dados econômicos? Significa a possibilidade de automatizar rotinas, desde consultas de dados em APIs como o Banco Central até geração de relatórios econômicos, de forma inteligente e autônoma.

Para obter o código e o tutorial deste exercício faça parte do Clube AM e receba toda semana os códigos em R/Python, vídeos, tutoriais e suporte completo para dúvidas.

google adk logo

Conceito de Agentes

Um Agente é uma unidade de execução independente, projetada para atuar de forma autônoma e atingir objetivos específicos. Os agentes podem executar tarefas, interagir com usuários, utilizar ferramentas externas e coordenar-se com outros agentes.

A base para todos os agentes no ADK é a BaseAgentclasse. Ela serve como o modelo fundamental. Para criar agentes funcionais, normalmente você os expande BaseAgentde uma das três maneiras principais, atendendo a diferentes necessidades – do raciocínio inteligente ao controle estruturado de processos.

estrutura agents google adk

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Qual o hiato do produto no Brasil?

Entender o hiato do produto é fundamental para avaliar o ritmo da economia e as pressões inflacionárias no Brasil. Neste artigo, mostramos como estimar essa variável não observável a partir dos dados do PIB, explorando diferentes metodologias — de regressões simples a modelos estruturais — e discutindo as limitações e incertezas que cercam cada abordagem.

Determinantes do Preço do Ouro: VAR + Linguagem R

Este artigo realiza uma análise econométrica para investigar os determinantes dinâmicos do preço do ouro. Utilizando um modelo Vetorial Autorregressivo (VAR) em R, examinamos o impacto de variáveis como o dólar (DXY), a curva de juros e a incerteza global. Os resultados mostram que um fortalecimento inesperado do dólar tem um efeito negativo e significativo no curto prazo sobre os retornos do ouro, embora a maior parte de sua variância seja explicada por fatores intrínsecos ao seu próprio mercado.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.