Cenário inflacionário segue desafiador

[et_pb_section admin_label="section"][et_pb_row admin_label="row"][et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="justified" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"] O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã de ontem o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial do regime de metas para inflação. A divulgação do IPCA encerra o ciclo mensal de compreensão do processo inflacionário no país por parte do Clube do Código. Com efeito, divulgamos para os membros do Clube a nossa visão sobre o tema no Monitor de Inflação, um dos nossos principais produtos. Abaixo um breve resumo. [/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label="Linha" make_fullwidth="on" use_custom_width="off" width_unit="on" use_custom_gutter="off" padding_mobile="off" background_color="#0c71c3" allow_player_pause="off" parallax="off" parallax_method="off" make_equal="off" parallax_1="off" parallax_method_1="off" parallax_2="off" parallax_method_2="off" column_padding_mobile="on"][et_pb_column type="1_3"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="center" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"] monitor052016 [/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type="2_3"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="dark" text_orientation="left" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

No Clube do Código, o membro aprende a produzir o Monitor de Inflação 

O Clube do Código monitora um conjunto de 13 indicadores de inflação, a saber: IGP-M, IGP-DI, IGP-10, IPC-Br, INCC, IPA, IPA-M, IPC-M, INCC-M, IPA-IND, IPA-AGRO, IPCA e IPCA-15. A cada nova atualização de um dos macro indicadores, nós divulgamos relatórios e apresentações para os nossos membros. Com a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), nós completamos nossa tabela agregada, que resume as últimas três variações mensais e acumuladas em 12 meses dos índices de inflação monitorados pelo Clube do Código e divulgamos o Monitor de Inflação. Nele, também é feita uma análise desagregada do IPCA, por grupos, subgrupos e categorias.

Tudo isso é organizado em um pdf, que é enviado para os membros do Clube do Código. Eles têm acesso também à Área Restrita, onde podem baixar o código fonte do Monitor de Inflação, estudá-lo e reproduzi-lo. São disponibilizados todos os arquivos para que o membro não tenha dificuldades nesse processo. Além disso, nos planos Premium Consultoria, os membros podem tirar dúvidas com o autor do relatório por skype.

Para receber esse e outros estudos, conheça o Clube do Código.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label="row"][et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="justified" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

Visão Geral

O IPCA, divulgado na manhã de hoje, mostrou avanço de 0,78% em maio. No acumulado em 12 meses, o índice fechou em 9,32%. Houve, nessa métrica, um avanço de 0,04 p.p. em relação a abril e de 0,85 p.p. em relação a maio do ano passado. Ademais, a difusão da inflação foi calculada em 63% , ante 66,76% no mês anterior. A tabela 1 traz um resumo do comportamento do índice e dos núcleos de inflação.

IPCA vs. Núcleos de Inflação (%)
Mensal Mai/16 Mensal Mai/15 Anual Mai/16 Anual Mai/15
IPCA 0,78 0,74 9,32 8,47
Médias Aparadas com Suaviz. 0,73 0,75 8,69 7,20
Médias Aparadas sem Suaviz. 0,62 0,62 7,46 6,58
Exclusão Monit. e Adm. 0,50 0,31 7,27 6,52
Exclusão 2 0,98 0,62 8,24 8,41
Dupla Ponderação 0,81 0,66 8,72 7,41

A média da variação mensal dos cinco núcleos de inflação construídos pelo Banco Central teve aumento de 0,13 p.p. na comparação interanual. Em maio de 2015, ela foi de 0,59%, enquanto em 2016 foi de 0,72%. No acumulado em 12 meses, por outro lado, a média saiu de 7,22% para 8,07%, mostrando os desafios por trás do processo de desinflação da economia brasileira.

grafico01

O gráfico acima mostra o comportamento da inflação desde janeiro de 2006, quando a meta passou a ser de 4,5% e o intervalo de tolerância de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A área hachurada, por seu turno, destaca o arrefecimento da inflação no período recente. O resultado mais elevado obtido em maio, por conta sobretudo de reajustes nas contas de água e esgoto e por pressões no grupo de alimentos e bebidas, interrompe momentaneamente esse comportamento recente.

Cabe, nesse ponto, a ressalva de que a inflação brasileira não apenas tem sido persistente e crescente, como também difundida nos últimos anos. O comportamento do índice de difusão abaixo deixa isso bastante claro. Nesse sentido, ainda que se possa argumentar que a economia brasileira passou por choques de oferta no curto prazo, a análise estendida mostra que a deterioração da inflação remonta a prazos mais longos.

grafico02

Membros do Clube podem continuar lendo o relatório baixando o arquivo [download id="10989"].

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section admin_label="Seção" fullwidth="off" specialty="off" transparent_background="on" background_color="#bf251a" allow_player_pause="off" inner_shadow="off" parallax="off" parallax_method="off" padding_mobile="off" make_fullwidth="off" use_custom_width="off" width_unit="on" make_equal="off" use_custom_gutter="off"][et_pb_row admin_label="Linha" make_fullwidth="off" use_custom_width="off" width_unit="on" use_custom_gutter="off" padding_mobile="off" allow_player_pause="off" parallax="off" parallax_method="off" make_equal="off" parallax_1="off" parallax_method_1="off" column_padding_mobile="on" background_color="#a52910"][et_pb_column type="4_4"][et_pb_team_member admin_label="Pessoa" name="Vítor Wilher " position="Bacharel e Mestre em Economia " image_url="https://analisemacro.com.br/wp-content/uploads/2011/03/vitorwilhergnews.png" animation="left" background_layout="dark" linkedin_url="https://www.linkedin.com/in/v%C3%ADtor-wilher-78164024" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid" saved_tabs="all" twitter_url="https://twitter.com/vitorwilherbr"] Vítor Wilher é Bacharel e Mestre em Economia, pela Universidade Federal Fluminense, tendo se especializado na construção de modelos macroeconométricos e análise da conjuntura macroeconômica doméstica e internacional. Sua dissertação de mestrado foi na área de política monetária, titulada "Clareza da Comunicação do Banco Central e Expectativas de Inflação: evidências para o Brasil", defendida perante banca composta pelos professores Gustavo H. B. Franco (PUC-RJ), Gabriel Montes Caldas (UFF), Carlos Enrique Guanziroli (UFF) e Luciano Vereda Oliveira (UFF). É o criador do Blog Análise Macro, um dos melhores e mais ativos blogs econômicos brasileiros, sócio da MacroLab Consultoria, empresa especializada em data analysis, construção de cenários e previsões e fundador do Grupo de Estudos sobre Conjuntura Econômica (GECE-UFF). É também Visiting Professor da Universidade Veiga de Almeida, onde dá aulas nos cursos de MBA da instituição. Leia os posts de Vítor Wilher aquiCaso queira, mande um e-mail para ele: vitorwilher@analisemacro.com.br [/et_pb_team_member][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Coletando e integrando dados do BCB, IBGE e IPEA de forma automatizada

Quem trabalha com modelagem e previsão macroeconômica sabe o quanto é demorado reunir dados de diferentes fontes — Banco Central, IBGE, IPEA, FRED, IFI... Cada um com sua API, formato, frequência e estrutura. Esse gargalo de coleta e padronização consome tempo que poderia estar sendo usado na análise, nos modelos ou na comunicação dos resultados.

Foi exatamente por isso que criamos uma rotina de coleta automatizada, que busca, trata e organiza séries temporais econômicas diretamente das APIs oficiais, pronta para ser integrada a pipelines de previsão, dashboards ou agentes de IA econometristas.

Criando operações SQL com IA Generativa no R com querychat

No universo da análise de dados, a velocidade para obter respostas é um diferencial competitivo. Frequentemente, uma simples pergunta de negócio — “Qual foi nosso produto mais vendido no último trimestre na região Nordeste?” — inicia um processo que envolve abrir o RStudio, escrever código dplyr ou SQL, executar e, finalmente, obter a resposta. E se pudéssemos simplesmente perguntar isso aos nossos dados em português, diretamente no nosso dashboard Shiny?

Dashboard Financeiro com IA e Shiny Python: Análise de Dados Abertos da CVM

Este artigo apresenta um tutorial completo sobre como construir uma ferramenta de análise financeira de ponta. Utilizando Shiny for Python, demonstramos a automação da coleta de dados das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) da CVM e o tratamento dessas informações com Pandas. O ponto alto do projeto é a integração da IA Generativa do Google Gemini, que atua como um assistente de análise, interpretando os dados filtrados pelo usuário e fornecendo insights contábeis e financeiros em tempo real. O resultado é um dashboard dinâmico que democratiza a análise de dados complexos e acelera a tomada de decisão.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.