A recuperação em V do PIB brasileiro

No próximo dia 15/12, darei uma aula ao vivo sobre como automatizar um departamento de pesquisa macroeconômica com o R. A aula faz parte do lançamento do Clube AM,  um grupo fechado e exclusivo de pessoas que buscam estar atualizadas com o que há de mais moderno no mundo da Análise de dados com R, com reuniões mensais e acesso a materiais e descontos exclusivos. Para se inscrever na aula, clique aqui. Para ilustrar o que faremos nessa aula, no Comentário de Conjuntura dessa semana vou mostrar como é possível automatizar a coleta e tratamento dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Em termos simples, o PIB é a soma de bens e serviços finais produzidos por um determinado país em um período de tempo. Em geral, um trimestre. No Brasil, cabe ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a coleta e divulgação dos dados do PIB.

Para ilustrar como é possível coletar os dados do PIB com o R, vamos usar aqui o pacote sidrar, que coleta dados diretamente do SIDRA/IBGE. O código a seguir carrega alguns pacotes que usaremos.


library(tidyverse)
library(sidrar)
library(zoo)
library(tstools)
library(scales)

Na sequência, nós coletamos os dois números-índices do PIB e criamos três métricas de crescimento: a variação marginal, a variação interanual e a variação acumulada em 4 trimestres. Com isso, poderemos ter uma dimensão da recuperação pós-pandemia.


## Coletar Números Indices do PIB
### Número Indice com ajuste sazonal

pib_sa = get_sidra(api='/t/1621/n1/all/v/all/p/all/c11255/90707/d/v584%202') %>%
mutate(date = as.yearqtr(`Trimestre (Código)`, format='%Y%q')) %>%
rename(pib_sa = Valor) %>%
mutate(var_marginal = (pib_sa/lag(pib_sa,1)-1)*100) %>%
select(date, pib_sa, var_marginal) %>%
as_tibble()

### Número Índice sem ajuste
pib = get_sidra(api='/t/1620/n1/all/v/all/p/all/c11255/90707/d/v583%202') %>%
mutate(date = as.yearqtr(`Trimestre (Código)`, format='%Y%q')) %>%
rename(pib = Valor) %>%
mutate(var_interanual = (pib/lag(pib,4)-1)*100) %>%
mutate(var_anual = acum_i(pib, 4)) %>%
select(date, pib, var_interanual, var_anual) %>%
as_tibble()

### Juntar os dados
df_pib = inner_join(pib_sa, pib, by='date') %>%
drop_na()

Um gráfico do número-índice do PIB e das principais métricas de crescimento que criamos é colocado abaixo.

Pelos gráficos, observa-se um início de recuperação em V da economia brasileira no pós-pandemia. Para a continuidade da recuperação, contudo, ainda restam diversas incertezas no horizonte, como a solvência fiscal e o fim do auxílio emergencial.

____________________

(*) Conheça o Clube AM aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como analisar a relação de risco-retorno de ações?

O que é retorno? O que é o risco? Como exatamente os definimos e como podemos avaliar os ativos com base nessas medidas? Neste artigo, apresentamos uma introdução concisa à análise e gestão de ativos financeiros, destacando a eficácia do Python na coleta, tratamento e análise de dados financeiros. Exploraremos como utilizar a linguagem para avaliar o risco-retorno de ações.

Retropolando a série do desemprego no Brasil

Nosso objetivo neste exercício será estender a taxa de desemprego fornecida pela Pesquisa de Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) através daquela fornecida pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Serão construídas duas séries: uma normal, outra dessazonalizada. Faremos todo o exercício utilizando o Python.

Variáveis Instrumentais no R: qual o impacto do gasto de segurança no crime?

Diversos métodos econométricos têm como principal finalidade melhorar o processo de investigar o efeito de uma variável sobre a outra, e um importante método encontra-se no uso de Variáveis Instrumentais na análise de regressão linear. Mas como podemos utilizar essa ferramenta para auxiliar no estudo da avaliação de impacto?

Neste post, oferecemos uma breve introdução a esse importante método da área de inferência causal, acompanhado de um estudo de caso para uma compreensão mais aprofundada de sua aplicação. Os resultados foram obtidos por meio da implementação em R, como parte integrante do nosso curso sobre Avaliação de Políticas Públicas utilizando esta linguagem de programação.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.