Comentário de Conjuntura

Análise do Comércio Varejista com o R

By 16 de junho de 2020 No Comments

O IBGE divulgou hoje pela manhã os resultados de abril da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). A PMC conta com script no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R que automatiza a coleta, tratamento e apresentação dos dados diretamente do site do SIDRA/IBGE. No corte restrito, houve queda na margem de 16,84%. Já na publicação ampliada, que inclui veículos e materiais de construção, houve queda de 17,73% nessa mesma métrica de comparação. Na comparação interanual, com o mesmo mês do ano passado, a queda no varejo ampliado foi de 27,11%.

A abertura por atividades mostra uma queda de 60,58% na margem no volume de Tecidos, vestuário e calçados. Na comparação interanual, a queda foi de 75,62%, sendo a atividade que mais sofreu com a pandemia. Hipermercados e supermercados tiveram crescimento de 5,85% na comparação interanual.

A apresentação completa dos dados da PMC pode ser vista aqui. O script que gera a apresentação estará disponível na Versão 4.0 do nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

____________________

(*) Você aprende a coletar, tratar e visualizar dados macroeconômicos no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

Comments

Cadastre-se na newsletter
e receba nossas novidades em primeira mão!