Análise do boletim Focus com o R

Todas as segundas-feiras, às 8h30, o Banco Central divulga o relatório Focus, com o resumo das estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas nos 30 dias corridos até a data de referência do relatório. São divulgadas as expectativas de mais de 100 instituições sobre inúmeras variáveis como inflação, crescimento, taxa de câmbio, taxa de juros, etc.

Por se tratar de uma informação importante sobre o pulso da economia, resolvi compilar o quarteto fantástico da macroeconomia - formado pela inflação, crescimento, taxa de câmbio e taxa de juros -  em um gráfico múltiplo usando o pacote ggplot2 e a sua extensão gridExtra - o código do exercício estará, como de hábito, disponível no Clube do Código.  O resultado está expresso no gráfico abaixo.

Dois detalhes sobre os gráficos. O primeiro é que o eixo x está com intervalo de 7 dias, fazendo referência ao intervalo de divulgação do boletim. O segundo ponto é que quis deixar claro a última informação disponível, isto é, onde está a expectativa média - ou mediana, no caso da Selic - do mercado para a variável em questão.

Isso dito, observa-se que o crescimento médio esperado para esse ano declina há 8 semanas! Se no início do ano ele estava próxima a 2,5%, hoje está em 1,7%. Ademais, houve uma piora também na expectativa para a taxa de câmbio no final do ano e para a inflação. Por fim, permanece inalterada há semanas a expectativa mediana dos agentes de mercado para a taxa Selic.

A deterioração da expectativa de crescimento em 2019 parece estar correlacionada com a dificuldade em aprovar a reforma da previdência no Congresso. Quanto mais ela demorar a tomar forma, diga-se, mais o ano ficará contaminado. Corremos o risco de ter um crescimento próximo a 1%, repetindo os dois anos anteriores. Simplesmente lamentável.

 

_____________________________

O nosso tradicional Curso de Análise de Conjuntura usando o R está de cara nova! Em sua terceira versão, você vai aprender a usar os pacotes tidyverse do R para coletar, tratar e visualizar dados macroeconômicos reais. Clique aqui e saiba mais!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Qual o hiato do produto no Brasil?

Entender o hiato do produto é fundamental para avaliar o ritmo da economia e as pressões inflacionárias no Brasil. Neste artigo, mostramos como estimar essa variável não observável a partir dos dados do PIB, explorando diferentes metodologias — de regressões simples a modelos estruturais — e discutindo as limitações e incertezas que cercam cada abordagem.

Determinantes do Preço do Ouro: VAR + Linguagem R

Este artigo realiza uma análise econométrica para investigar os determinantes dinâmicos do preço do ouro. Utilizando um modelo Vetorial Autorregressivo (VAR) em R, examinamos o impacto de variáveis como o dólar (DXY), a curva de juros e a incerteza global. Os resultados mostram que um fortalecimento inesperado do dólar tem um efeito negativo e significativo no curto prazo sobre os retornos do ouro, embora a maior parte de sua variância seja explicada por fatores intrínsecos ao seu próprio mercado.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.