Condições para aceleração da retomada estão dadas

A economia brasileira passou os últimos três anos por uma intensa agenda de reformas. Foram debatidos e aprovados temas polêmicos como o Teto de Gastos, a nova taxa de juros dos empréstimos do BNDES [a TLP], o cadastro positivo, a reforma da previdência e, mais recentemente, o novo marco regulatório do saneamento.

Ainda que estejamos longe de voltar a gerar `superávits primários` nas contas públicas, ponto de fragilidade da conjuntura recente, essa intensa agenda sinaliza um caminho de crescimento econômico mais virtuoso e sustentável.

Em outras palavras, do ponto de vista doméstico, o Brasil está pronto para experimentar uma retomada mais forte no ciclo econômico capaz de *fechar* o hiato do produto deixado pela grande recessão de 2014-2016. A seguir, trazemos alguns indicadores que apontam nessa direção.

As sondagens da Fundação Getúlio Vargas mostram uma recuperação nos últimos anos. Ainda que esses indicadores não possam servir como parâmetro para antecipar uma recuperação dos índices de consumo e produção, o que se observa é que não há nenhum empecilho no lado das expectativas dos consumidores e dos empresários que comprometa uma retomada mais forte do crescimento econômico.

As reformas feitas nos últimos anos, por seu turno, tiveram um impacto considerável sobre o risco-país, como mostra o gráfico acima. Essa redução do risco é um sinal importante para que investimentos estrangeiros voltem ao país.

Houve na ponta também uma redução dos níveis de incerteza, como mostra o gráfico acima. Mesmo que o índice ainda permaneça acima da média histórica, essa redução na margem reflete um melhor ambiente doméstico e deve afetar positivamente decisões de consumo e investimento nos próximos meses.

Em relação ao crédito, observa-se uma expansão nos últimos meses, tanto no segmento pessoa física quanto no de pessoa jurídica. O gráfico acima mostra os dados deflacionados e dessazonalizados. Um ponto relevante sobre o crédito é que o crédito livre tem mostrado avanço maior do que o crédito direcionado, algo saudável para o mercado de crédito.

Por fim, mostramos que também houve um avanço no rendimento médio real.

E também na massa de rendimentos, como mostra o gráfico abaixo.

Em suma, os dados mostram que as condições para uma aceleração na retomada cíclica da economia estão dadas. Como ressalva, há de se mencionar apenas dois aspectos. O primeiro é uma parada súbita na agenda de reformas, em particular, na agenda fiscal, que busca ampliar as desvinculações no Orçamento. O segundo é o cenário externo, que sempre pode jogar contra a retomada cíclica da economia brasileira.

Ambos os fatores podem aumentar a incerteza, abortando precocemente as reações no consumo e no investimento, os dois vetores mais importantes no momento para a retomada do crescimento.

O cenário-base, contudo, é que haja uma continuação da agenda reformista e que o cenário externo se mantenha estável, sem maiores impactos para a economia brasileira.

________________________

(*) Aprenda a usar o R para fazer análise de dados com nossos Cursos Aplicados de R.

(**) Os códigos desse comentário estarão disponíveis no Clube do Código daqui a pouco.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar LangGraph e LLMs para prever a inflação no Brasil

Este post apresenta um estudo de caso sobre como utilizar o LangGraph e modelos de linguagem para estruturar um sistema multiagente voltado à previsão do IPCA. O exercício cria um sistema que utiliza-se de personas analíticas que trabalham em paralelo, permitindo validar previsões, calcular métricas de erro e consolidar relatórios automatizados. A abordagem demonstra como fluxos multiagentes podem apoiar a análise econômica, oferecendo múltiplas perspectivas e maior consistência nos resultados.

O que é GraphRAG e implementar usando LangChain

GraphRAG é uma técnica de recuperação de informação para LLMs que utiliza grafos de conhecimento para conectar entidades e relações, permitindo estruturar informações complexas presentes em textos. Neste exercício, mostramos como transformar as atas do Copom em um grafo capaz de compreender essas entidades e relações, respondendo a perguntas complexas de forma contextualizada. Com Python e LangChain, todo o processo se torna automatizado, simples e altamente explorável.

Shiny + Agentes de IA: como criar aplicativos web inteligentes

A combinação de interfaces de usuário interativas com o poder dos grandes modelos de linguagem (LLMs) está abrindo um universo de possibilidades. Imagine criar um aplicativo web que não apenas exibe dados, mas também conversa com o usuário, respondendo a perguntas complexas com base em uma base de conhecimento específica. Usando Shiny para Python e ferramentas de IA como as do Google, isso é mais acessível do que nunca.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.