Crescimento esperado para 2020 começa a cair

Nas semanas anteriores, o IBGE divulgou os dados de nível de atividade das pesquisas de alta frequência (PMC, PMS e PIM-PF) referentes a dezembro. O Banco Central também divulgou o seu indicador de nível de atividade, o IBC-Br. Os resultados foram negativos na margem, mostrando uma dissipação dos efeitos do FGTS no quarto trimestre. Com efeito, há um início de revisão pelas instituições participantes do boletim Focus na expectativa de crescimento para esse ano.

Há uma semana era esperado crescimento de 2,3% para 2020. Agora, o crescimento está em torno de 2,23%. A piora nos indicadores de nível de atividade mostra que a recuperação da economia brasileira ainda é bastante incipiente. Corrobora com esse cenário a permanência dos núcleos de inflação no limite inferior da meta.

Esse cenário de atividade fraca e núcleos inflação mostrando ociosidade ainda elevada começa a levar a uma revisão na expectativa de juros para o ano que vem. Os participantes do TOP5 Médio Prazo já enxergam uma taxa de juros de 5,75% no final de 2021, abaixo dos 6,25% que eram projetados há quatro semanas. A mediana do mercado também revisou a expectativa para 6% na semana passada.

A semana, por fim, é marcada pela divulgação do IPCA-15 e pelos dados do CAGED.

(*) Isso e muito mais você aprende em nossos Cursos Aplicados de R.

___________


Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Determinantes do Preço do Ouro: VAR + Linguagem R

Este artigo realiza uma análise econométrica para investigar os determinantes dinâmicos do preço do ouro. Utilizando um modelo Vetorial Autorregressivo (VAR) em R, examinamos o impacto de variáveis como o dólar (DXY), a curva de juros e a incerteza global. Os resultados mostram que um fortalecimento inesperado do dólar tem um efeito negativo e significativo no curto prazo sobre os retornos do ouro, embora a maior parte de sua variância seja explicada por fatores intrínsecos ao seu próprio mercado.

Existe correlação entre vagas de emprego e o S&P 500?

O que explica a divergência entre S&P 500 e vagas de emprego? Seria o impacto da IA ou a política monetária? Utilizando um análise dados e modelo VAR e testes de causalidade de Granger usando a linguagem de programação R, investigamos a relação e o motivo por trás da "boca de jacaré".

Como medir a comunicação do Banco Central?

Descubra como o índice ALT transforma a linguagem do Banco Central em dados analisáveis, permitindo investigar como o tom das atas do COPOM varia conforme o cenário macroeconômico e as decisões de política monetária.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.