Indicadores

Relatório #19 - IPCA e PIM-PF

By 6 de outubro de 2021 julho 28th, 2022 No Comments

As expectativas para o IPCA acumulado em 12 meses apontam para um valor acima de 10%, que pode ser confirmado com o anúncio de seu resultado de setembro na próxima sexta-feira. Como temos comentado há alguns meses, isso é resultado de uma série de choques que vêm afetado a economia, em conjunto com um certo atraso por parte do Banco Central em sua resposta através da taxa de juros. Ademais, é importante notar o fato de que a inflação não pode ser reduzida a um único setor, como alimentos ou combustíveis. Conforme podemos ver abaixo, o efeito é generalizado entre os núcleos de inflação, indicando que choques de setores específicos estão se propagando fortemente.

Esse resultado é corroborado pela escalada do índice de difusão, que mede a proporção de itens com preços em alta. Como podemos ver, a média móvel está sendo carregada por observações de valores altos, atingindo valores acima de 70%, patamar que não era visto desde 2016.

Outro importante índice que já foi divulgado no momento que escrevemos esse post é a Pesquisa Industrial (PIM-PF), como podemos ver na tabela abaixo. O resultado divulgado mantém a trajetória recente de queda na variação marginal, indicando a continuação do desaquecimento. Quanto às outras métricas de avaliação, vemos que o impacto estatístico da depressão causada pelo lockdown do começo do ano passado já perde seu efeito na variação interanual, dado que a indústria teve uma recuperação rápida, porém ainda contamina a variação anual, que apresenta resultados recentes positivos, mas que devem ser analisados com precaução.

Como nossos leitores assíduos sabem, esse post usualmente é feito na segunda-feira. Devido à instabilidade das redes sociais que ocorreu nesse dia, acabamos tendo alguns atrasos que nos levaram a fazer o post hoje, implicando em uma análise ex-post da PIM-PF. Apesar disso, na semana que vem, já voltamos com nosso cronograma padrão.

________________________

(*) Para entender mais sobre inflação, nível de atividade e análise de conjuntura econômica, confira nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R - Versão 5.0.

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais
e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Assinar Gratuitamente