Indicadores

Relatório AM #7 - Núcleos de inflação

By 28 de junho de 2021 No Comments

No nosso Relatório AM de hoje, vamos comentar um pouco sobre o cenário atual da produção industrial, e também discutir a trajetória do IPCA-15. Abaixo, apresentamos a variação mensal da produção industrial, separada em 3 fatores: indústria geral, extrativa e de transformação.

Podemos ver que a indústria geral terminou o ano passado em crescimento, porém passou por uma estagnação desde então. Isso pode ser explicado por diversos fatores, porém dois que podemos destacar aqui são as novas medidas de restrição impostas com a onda de casos entre fevereiro e março, e a escalada dos preços de commodities e insumos da produção industrial. Esse segundo efeito se apresenta na separação das indústrias: enquanto a extrativista tem aumento de produção, incentivado pelos preços de seus produtos, a de transformação tem queda, pois incorre em custos mais altos. Apesar disso, as indústrias de transformação têm variação acumulada positiva, enquanto a extrativa negativa, pois já estava em queda forte antes do começo da pandemia:

 

O resultado agregado é então de que temos uma variação interanual extremamente positiva para a indústria de transformação, e razoável para a extrativa, porém apenas a primeira apresenta crescimento real.

Para finalizar, mostramos abaixo o nível atual da inflação IPCA-15, com observações do mês de junho. Como podemos ver, a inflação ainda está sofrendo pressão para cima, continuando persistentemente acima da meta.

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais
e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Assinar Gratuitamente
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}