20 anos de Plano Real

ipcaAntes de me recolher para o merecido descanso de Carnaval, não poderia deixar de escrever algumas poucas palavras sobre o tema. Ontem completaram 20 anos da implementação da Unidade Real de Valor (URV), o embrião do que meses depois seria a moeda Real. Para mim, que tenho a política monetária como linha de pesquisa, é uma data não apenas para comemorar, mas principalmente para refletir sobre o que acontece nesse campo, no Brasil. De fato, aquela pequena "revolução" que foi o Plano Real, em termos de boa aplicação da moderna teoria econômica, deveria ser objeto de bastante reflexão. Notadamente pelos atuais ocupantes do governo federal. O gráfico acima, que mostra a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) não deve jamais sair de nossa memória. Infelizmente, nos tempos atuais, a inflação, essa patologia sem cura, ainda mostra resistência na economia brasileira. O descompasso entre crescimento da oferta e da demanda ainda é um problema grave no país, o que gera um processo inflacionário consistente. Para que, portanto, consigamos manter a inflação controlada e, assim, consolidar as ações definidas 20 anos atrás, nada mais inexorável do que aprovar reformas estruturais (política, judiciária, trabalhista, tributária...), objetivando retirar os gargalos que assolam o crescimento da oferta de bens e serviços no país.  Para quem quiser refletir um pouco sobre isso, deixo abaixo o discurso de Fernando Henrique Cardoso no Congresso, em comemoração aos 20 anos do Plano Real, bem como outras referências de outros blogs sobre o assunto. Bom feriado a todos!

 

 

Um depoimento pessoal de Roberto Ellery aqui e uma vídeo-aula bem bacana de Claudio Shikida aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Qual o hiato do produto no Brasil?

Entender o hiato do produto é fundamental para avaliar o ritmo da economia e as pressões inflacionárias no Brasil. Neste artigo, mostramos como estimar essa variável não observável a partir dos dados do PIB, explorando diferentes metodologias — de regressões simples a modelos estruturais — e discutindo as limitações e incertezas que cercam cada abordagem.

Determinantes do Preço do Ouro: VAR + Linguagem R

Este artigo realiza uma análise econométrica para investigar os determinantes dinâmicos do preço do ouro. Utilizando um modelo Vetorial Autorregressivo (VAR) em R, examinamos o impacto de variáveis como o dólar (DXY), a curva de juros e a incerteza global. Os resultados mostram que um fortalecimento inesperado do dólar tem um efeito negativo e significativo no curto prazo sobre os retornos do ouro, embora a maior parte de sua variância seja explicada por fatores intrínsecos ao seu próprio mercado.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.