20 anos de Plano Real

ipcaAntes de me recolher para o merecido descanso de Carnaval, não poderia deixar de escrever algumas poucas palavras sobre o tema. Ontem completaram 20 anos da implementação da Unidade Real de Valor (URV), o embrião do que meses depois seria a moeda Real. Para mim, que tenho a política monetária como linha de pesquisa, é uma data não apenas para comemorar, mas principalmente para refletir sobre o que acontece nesse campo, no Brasil. De fato, aquela pequena "revolução" que foi o Plano Real, em termos de boa aplicação da moderna teoria econômica, deveria ser objeto de bastante reflexão. Notadamente pelos atuais ocupantes do governo federal. O gráfico acima, que mostra a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) não deve jamais sair de nossa memória. Infelizmente, nos tempos atuais, a inflação, essa patologia sem cura, ainda mostra resistência na economia brasileira. O descompasso entre crescimento da oferta e da demanda ainda é um problema grave no país, o que gera um processo inflacionário consistente. Para que, portanto, consigamos manter a inflação controlada e, assim, consolidar as ações definidas 20 anos atrás, nada mais inexorável do que aprovar reformas estruturais (política, judiciária, trabalhista, tributária...), objetivando retirar os gargalos que assolam o crescimento da oferta de bens e serviços no país.  Para quem quiser refletir um pouco sobre isso, deixo abaixo o discurso de Fernando Henrique Cardoso no Congresso, em comemoração aos 20 anos do Plano Real, bem como outras referências de outros blogs sobre o assunto. Bom feriado a todos!

 

 

Um depoimento pessoal de Roberto Ellery aqui e uma vídeo-aula bem bacana de Claudio Shikida aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar Modelos de Linguagem no R com o pacote {elmer}

Na análise de dados contemporânea, o uso de Modelos de Linguagem (LLMs) vem se consolidando como uma ferramenta poderosa para automatizar e aprimorar tarefas analíticas. Ao integrarmos LLMs a pacotes como o ellmer, podemos ampliar nossas capacidades de extração, interpretação e automação de dados no ambiente R. Neste post, exploramos o papel desses modelos e detalhamos como o ellmer opera dentro do universo da linguagem de programação R.

Introdução ao AutoGen: Agentes Inteligentes na Análise Financeira

O AutoGen é um framework da Microsoft que permite criar agentes de IA colaborativos. Na área financeira, pode automatizar a coleta de dados, cálculos de indicadores e geração de relatórios. Este artigo apresenta os conceitos básicos e um exemplo aplicado a ações de empresas.

Como usar LangGraph e LLMs para prever a inflação no Brasil

Este post apresenta um estudo de caso sobre como utilizar o LangGraph e modelos de linguagem para estruturar um sistema multiagente voltado à previsão do IPCA. O exercício cria um sistema que utiliza-se de personas analíticas que trabalham em paralelo, permitindo validar previsões, calcular métricas de erro e consolidar relatórios automatizados. A abordagem demonstra como fluxos multiagentes podem apoiar a análise econômica, oferecendo múltiplas perspectivas e maior consistência nos resultados.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.