Arminio Fraga vs. Economistas do PT

Há algum tempo eu queria ler algum economista defendendo o governo Dilma Rousseff. Por ter estudado em escolas heterodoxas, eu conheço muitos economistas de esquerda. Mesmo assim, tenho dificuldades para encontrar alguém que defenda a política econômica adotada desde 2011/12. Economistas keynesianos, então, a repudiam completamente! Dado isso, fiquei entusiasmado ao ler o artigo dos professores Jorge Mattoso e Pedro Rossi, publicado hoje na Folha. Ele faz parte, na verdade, de um debate "particular" com o economista Arminio Fraga, logo o melhor é ler as coisas na sequência correta. Arminio publicou no dia 28/08 um artigo titulado "Os mitos do PT" e foi confrontado pelos professores Mattoso e Rossi em artigo publicado no dia 01/09 com o título "Arminio Fraga e a distribuição de renda". Arminio respondeu os professores em artigo publicado no dia 05/09, com o título "Ainda sobre a verdade no debate público". Hoje, então, Mattoso e Rossi "respondem" Arminio com o artigo "Dois projetos econômicos em disputa". Leiam na sequência: é divertido! Mattoso e Rossi me perderam quando escreveram que a taxa de investimento chegou em 2013 a 20,9%. Talvez seja o caso de estudar um pouco de Contas Nacionais... 🙂

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Estamos em pleno emprego no mercado de trabalho?

Este artigo investiga se o mercado de trabalho brasileiro atingiu o nível de pleno emprego, utilizando uma estimativa da NAIRU (Non-Accelerating Inflation Rate of Unemployment) baseada na metodologia de Ball e Mankiw (1997). Através de uma modelagem em Python que unifica dados históricos da PME e PNAD Contínua com as expectativas do Boletim Focus, comparamos a taxa de desocupação corrente com a taxa neutra estrutural. A análise visual e quantitativa sugere o fechamento do hiato de desemprego, sinalizando potenciais pressões inflacionárias. O texto detalha o tratamento de dados, a aplicação do Filtro Hodrick-Prescott e discute as vantagens e limitações da metodologia econométrica adotada.

Como se comportou a Taxa de Participação no Brasil nos últimos anos? Uma Análise com a Linguagem R

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da Taxa de Participação no Brasil, contrastando-a com a Taxa de Desocupação e decompondo suas variações para entender os vetores (populacionais e de força de trabalho) que influenciam o comportamento atual do mercado de trabalho. Para isso, utilizamos a linguagem R em todo o processo, desde a coleta e o tratamento das informações até a visualização dos resultados, empregando os principais pacotes disponíveis no ecossistema da linguagem.

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.