Arminio Fraga vs. Economistas do PT

Há algum tempo eu queria ler algum economista defendendo o governo Dilma Rousseff. Por ter estudado em escolas heterodoxas, eu conheço muitos economistas de esquerda. Mesmo assim, tenho dificuldades para encontrar alguém que defenda a política econômica adotada desde 2011/12. Economistas keynesianos, então, a repudiam completamente! Dado isso, fiquei entusiasmado ao ler o artigo dos professores Jorge Mattoso e Pedro Rossi, publicado hoje na Folha. Ele faz parte, na verdade, de um debate "particular" com o economista Arminio Fraga, logo o melhor é ler as coisas na sequência correta. Arminio publicou no dia 28/08 um artigo titulado "Os mitos do PT" e foi confrontado pelos professores Mattoso e Rossi em artigo publicado no dia 01/09 com o título "Arminio Fraga e a distribuição de renda". Arminio respondeu os professores em artigo publicado no dia 05/09, com o título "Ainda sobre a verdade no debate público". Hoje, então, Mattoso e Rossi "respondem" Arminio com o artigo "Dois projetos econômicos em disputa". Leiam na sequência: é divertido! Mattoso e Rossi me perderam quando escreveram que a taxa de investimento chegou em 2013 a 20,9%. Talvez seja o caso de estudar um pouco de Contas Nacionais... 🙂

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Qual o hiato do produto no Brasil?

Entender o hiato do produto é fundamental para avaliar o ritmo da economia e as pressões inflacionárias no Brasil. Neste artigo, mostramos como estimar essa variável não observável a partir dos dados do PIB, explorando diferentes metodologias — de regressões simples a modelos estruturais — e discutindo as limitações e incertezas que cercam cada abordagem.

Determinantes do Preço do Ouro: VAR + Linguagem R

Este artigo realiza uma análise econométrica para investigar os determinantes dinâmicos do preço do ouro. Utilizando um modelo Vetorial Autorregressivo (VAR) em R, examinamos o impacto de variáveis como o dólar (DXY), a curva de juros e a incerteza global. Os resultados mostram que um fortalecimento inesperado do dólar tem um efeito negativo e significativo no curto prazo sobre os retornos do ouro, embora a maior parte de sua variância seja explicada por fatores intrínsecos ao seu próprio mercado.

Existe correlação entre vagas de emprego e o S&P 500?

O que explica a divergência entre S&P 500 e vagas de emprego? Seria o impacto da IA ou a política monetária? Utilizando um análise dados e modelo VAR e testes de causalidade de Granger usando a linguagem de programação R, investigamos a relação e o motivo por trás da "boca de jacaré".

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.