CAGED mostra aceleração na criação de vagas

O Ministério da Economia divulgou ontem os dados do CAGED, o cadastro geral de empregados e desempregados. O saldo de admitidos e demitidos chegou a 99,2 mil em novembro - 80,4 mil em termos dessazonalizados. A análise dos dados agregados do CAGED, que contam com script automático no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R, permite verificar uma aceleração na criação de vagas.

A média móvel anual do saldo entre admitidos e demitidos chegou a 44,3 mil em novembro. Em termos de comparação, ela era de 35,5 mil em novembro de 2018 e de -21,4 mil em novembro de 2017. Em palavras outras, há uma aceleração em curso no mercado de trabalho formal.

A abertura do dado por setores mostra que a recuperação do emprego está sendo liderada pelos setores de serviços e comércio. A indústria ainda sofre os efeitos de choques exógenos, enquanto a construção civil tem ensaiado uma recuperação nos últimos meses.

A análise completa está disponível no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

__________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar IA para auxiliar no código de Python no Colab?

O uso de IA pode aumentar muito a produtividade de quem escreve códigos de Python, seja na análise ou na ciência de dados. Neste artigo, mostramos como usar a IA do Google para agilizar a escrita de código através da interface do Colab.

IPCA de setembro vem em linha com previsão da Análise Macro

O IBGE divulgou recentemente os dados de inflação de setembro/2024. A previsão da Análise Macro era de um aumento do IPCA em 0,39% no mês, com viés altista, enquanto que o indicador mostrou uma variação levemente superior, de 0,44%, puxado por despesas com habitação. Por sua vez, a previsão de mercado era de 0,51% de aumento na inflação, de acordo com o relatório Focus/BCB.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.