Taxa de juros neutra

No mercado e mesmo na parte corporativa da academia - aqueles professores e faculdades que prestam algum tipo de consultoria, como o Ibre/FGV - era consensualmente aceito que a atual taxa de juros neutra da economia brasileira situava-se no intervalo entre 4,5% e 5,5%. Essa referência era dada por um estudo do FMI de outubro de 2012, entre diferentes métodos de estimação. Atualmente, a taxa de juros real está bem próxima disso: pela média do swap pré-DI 360 de abril, deflacionada pela expectativa para o IPCA 12 meses a frente, o juro real ficou em 5,1%. A Selic deflacionada ficou em 4,6%. Ou seja, bem próximas ao limite inferior da "zona de juro neutro". Ocorre que, como sabe o estudante de economia, a taxa de juros neutra, aquela que não pressiona a inflação, muda ao longo do tempo. Desse modo, em estudo publicado esse mês por dois membros do mesmo FMI, a taxa neutra situa-se entre 3% e 4%. Como o Banco Central vem comunicando desde o ano passado sua intenção em parar o atual ciclo de contração - algo que deve fazer na quarta-feira - é muito provável que essa seja sua própria referência para a taxa neutra brasileira. Se é assim, a política monetária já estaria em zona de contração há alguns meses. Faltou apenas combinar com as expectativas. O artigo antigo aqui e o novo aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que é um Vector Database e como criar um com LangChain

Nesta postagem, mostramos como construir um pipeline simples de RAG (Retrieval-Augmented Generation) usando o LangChain, o modelo Gemini 2.0 Flash e o Vector Database Chroma. Utilizamos como exemplo o Relatório de Inflação de junho de 2025 do Banco Central do Brasil. O fluxo envolve o download e leitura do PDF, divisão do texto com RecursiveCharacterTextSplitter, geração de embeddings com Gemini, armazenamento vetorial com Chroma e busca semântica para responder perguntas com base no conteúdo do relatório. É uma aplicação prática e didática para economistas que desejam integrar IA ao seu fluxo de análise.

Automatizando a Construção de Códigos em Python com LangGraph

Neste post, mostramos como construir um agente de código em Python utilizando LangGraph, LangChain e Gemini. A proposta é construir um protótipo para automatizar o ciclo completo de geração, execução e correção de código com o uso de LLMs, organizando o processo em um grafo de estados.

Análise de Dados com REPL Tool e LLM usando LangGraph

Neste post, vamos mostrar como você pode criar um agente que interpreta e executa código Python em tempo real, utilizando o REPL-Tool e um LLM da família Gemini. Começamos com um exemplo genérico e, em seguida, aplicamos a mesma estrutura à análise econômica de uma série histórica do IPCA.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.