Arminio Fraga comenta os mitos do PT

Nas duas outras eleições, eu não declarei meu voto no PSDB, apesar de ter votado no partido ao menos no segundo turno. Nessa, entretanto, já o fiz em outros espaços e faço agora aqui no blog: votarei 45. O motivo é simples: Arminio Fraga, ministro da fazenda. Diante da atual política econômica, com viés nacional-desenvolvimentista, acredito que o melhor antídoto é voltar a praticar o tripé macroeconômico. E para isso, acho que a equipe econômica do PSDB, com nomes como Mansueto de Almeida e Samuel Pessôa, seria um belo "choque de credibilidade". Ao contrário do eleitor médio, economistas não votam em políticos, mas nos economistas que os assessoram. Para quem quer entender melhor os erros da administração Dilma Rousseff, leia aqui. Já para tentar decifrar a estratégia falaciosa do PT, recomendo fortemente a leitura do artigo do próprio Arminio, hoje na Folha. Claro e transparente, não? 🙂

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Qual o hiato do produto no Brasil?

Entender o hiato do produto é fundamental para avaliar o ritmo da economia e as pressões inflacionárias no Brasil. Neste artigo, mostramos como estimar essa variável não observável a partir dos dados do PIB, explorando diferentes metodologias — de regressões simples a modelos estruturais — e discutindo as limitações e incertezas que cercam cada abordagem.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.