Uma introdução ao mundo dos dados e do R na Faculdade de Economia da UFF

Acabei de acabar a apresentação para a palestra de Introdução ao mundo dos dados e do R que ocorrerá no auditório da Faculdade de Economia da UFF. Coloquei diversos exemplos de como o  \(\mathbf{R}\) pode ajudar o analista na coleta, tratamento, análise e apresentação de dados. Procurarei mostrar o quão importante são os dados para a profissão de economista e como o  \(\mathbf{R}\) pode nos auxiliar no dia a dia.  A palestra começará às 18h, pontualmente, nesta quinta-feira, 24/09. Maiores informações, aqui. Para se inscrever, clique aqui.  Liberte-se: venha para o mundo do  \(\mathbf{R}\) ! OBS: A palestra da UERJ, que ocorreria amanhã, foi cancelada. Ou seja, para os interessados que moram no Rio, o  \(\mathbf{R}\) está a uma Ponte de distância... 🙂 

liberdade

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Qual o hiato do produto no Brasil?

Entender o hiato do produto é fundamental para avaliar o ritmo da economia e as pressões inflacionárias no Brasil. Neste artigo, mostramos como estimar essa variável não observável a partir dos dados do PIB, explorando diferentes metodologias — de regressões simples a modelos estruturais — e discutindo as limitações e incertezas que cercam cada abordagem.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.