Como criar Agentes de Economia com Google ADK

Introdução

A Inteligência Artificial está avançando para além da ideia de modelos que apenas respondem comandos isolados. Hoje falamos em agentes inteligentes, sistemas capazes de decidir o que fazer, executar ações, usar ferramentas externas e até mesmo colaborar em equipes.

O Agent Development Kit (ADK), desenvolvido pelo Google, é uma dessas ferramentas. Ele oferece uma estrutura para criar e coordenar times de agentes, combinando modelos de linguagem (LLMs) com fluxos de trabalho claros.

Mas a grande pergunta é: o que isso significa para economistas e cientistas de dados econômicos? Significa a possibilidade de automatizar rotinas, desde consultas de dados em APIs como o Banco Central até geração de relatórios econômicos, de forma inteligente e autônoma.

Para obter o código e o tutorial deste exercício faça parte do Clube AM e receba toda semana os códigos em R/Python, vídeos, tutoriais e suporte completo para dúvidas.

google adk logo

Conceito de Agentes

Um Agente é uma unidade de execução independente, projetada para atuar de forma autônoma e atingir objetivos específicos. Os agentes podem executar tarefas, interagir com usuários, utilizar ferramentas externas e coordenar-se com outros agentes.

A base para todos os agentes no ADK é a BaseAgentclasse. Ela serve como o modelo fundamental. Para criar agentes funcionais, normalmente você os expande BaseAgentde uma das três maneiras principais, atendendo a diferentes necessidades – do raciocínio inteligente ao controle estruturado de processos.

estrutura agents google adk

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Choque de juros e renda em bens duráveis e não duráveis usando Python

Este artigo analisa a dinâmica do consumo no Brasil utilizando Python e modelos de Vetores Autorregressivos (VAR). Ao segregar bens duráveis e não duráveis, o estudo quantifica a sensibilidade a choques de juros e renda. Criamos todo o processo através do ciclo de dados: coleta, tratamento, análise de dados, modelagem e apresentação dos resultados, tudo automatizado usando a linguagem Python.

Decomposição do Impulso de Crédito no Brasil usando Python

Neste exercício, mostramos como o Python pode ser utilizado para calcular uma métrica central para a compreensão da dinâmica entre crédito e atividade econômica no Brasil, a partir de um ciclo completo e altamente reprodutível de coleta, tratamento e análise de dados.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.