Análise do Nível de Atividade dos Estados brasileiros

Como realizar uma análise do nível de atividade dos Estados Brasileiros? É possível facilmente utilizar o Python para coletar, tratar e manipular e visualizar os dados que remetem a conjuntura econômica não somente do país mas também para a unidades federativas do país. No post de hoje, mostramos os resultados e possibilidades.

O Nível de atividade refere-se à quantidade de atividade econômica que ocorre dentro de um país ou estado em um determinado período de tempo. Isso inclui a produção de bens e serviços, a renda gerada por essa produção e o consumo desses bens e serviços pela população.

Podemos o nível de atividade por meio de diversos indicadores econômicos, dos quais iremos mostrar aqui:

  • PMS: Pesquisa Mensal Serviços refere-se a uma pesquisa realizada pelo IBGE que mensura a quantidade de serviços produzidos no país ou em um Estado.
  • PMC: Pesquisa Mensal de Comércio refere-se a uma pesquisa realizada pelo IBGE que mensura a comercialização de produtos no país ou em um Estado.
  • PIM-PF: Pesquisa Industrial Mensal refere-se a uma pesquisa realizada pelo IBGE que mensura a quantidade produtos produzidos pela Indústria Geral, Extrativa e Transformação.

Os indicadores acima são disponibilizados em diversas formas de cálculos, cada um com o objetivo especifico de avaliação:

  • Variação Mensal: mede a variação de um mês contra o imediatamente anterior com o objetivo de avaliar a mudança de curtissimo prazo do indicador, muito útil para entender a mudança de um mês para outro.
  • Variação Anual: mede a variação de um mês contra o do ano imediatamente anterior com o objetivo de avaliar a mudança do indicador há exatamente 1 ano. Muito útil para comparar a conjuntura do país.
  • Variação acumulada em 12 meses: mede o montante acumulado em uma janela de 12 meses. Muito útil para avaliar o indicador somente no curto prazo, mas também para avaliar em um período de recorte maior para ter entendimento da conjuntura econômica.

Vejamos abaixo os resultados que possamos obter.

Para entender como foi criado o gráfico e o modelo abaixo, faça parte do Clube AM, o repositório de códigos da Análise Macro, contendo exercícios semanais de R e Python.

Análise dos Indicadores de UFs

O gráfico abaixo demonstra a série temporal da variação acumulada em 12 meses da PIM-PF Ind. Geral dos Estados do Sudeste. Toda a coleta e filtro foram realizadas no Python utilizando o Pandas.

No gráfico abaixo tem-se a variação acumulada em 12 meses da PMC dos Estados brasileiros como data referência dezembro de 2022. O interessante é notar quais Estados tiveram a variação negativa e positiva no período, bem como aqueles tiveram os piores e melhores variação no período.

 

No gráfico abaixo tem-se a variação acumulada em 12 meses da PMS dos Estados brasileiros como data referência dezembro de 2022. O interessante é notar quais Estados tiveram a variação negativa e positiva no período, bem como aqueles tiveram os piores e melhores variação no período.

No gráfico abaixo tem-se a variação acumulada em 12 meses da PIMPF Indústria Geral dos Estados brasileiros como data referência dezembro de 2022. O interessante é notar quais Estados tiveram a variação negativa e positiva no período, bem como aqueles tiveram os piores e melhores variação no período.

Há diversas outras possibilidades de criação de gráficos a depender dos filtro a serem feitos nos conjuntos de dados. Há a possibilidade de verificar não somente a Indústria Geral, mas também a de Transformação e Extrativa.

Outro ponto é a possibilidade comparar Estados da mesma região, tanto em uma data referência, quanto também pela Série Temporal do indicador.

_____________________________________

Quer aprender mais?

Seja um aluno da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada e aprenda a criar projetos voltados para a Macroeconomia

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Qual o hiato do produto no Brasil?

Entender o hiato do produto é fundamental para avaliar o ritmo da economia e as pressões inflacionárias no Brasil. Neste artigo, mostramos como estimar essa variável não observável a partir dos dados do PIB, explorando diferentes metodologias — de regressões simples a modelos estruturais — e discutindo as limitações e incertezas que cercam cada abordagem.

Determinantes do Preço do Ouro: VAR + Linguagem R

Este artigo realiza uma análise econométrica para investigar os determinantes dinâmicos do preço do ouro. Utilizando um modelo Vetorial Autorregressivo (VAR) em R, examinamos o impacto de variáveis como o dólar (DXY), a curva de juros e a incerteza global. Os resultados mostram que um fortalecimento inesperado do dólar tem um efeito negativo e significativo no curto prazo sobre os retornos do ouro, embora a maior parte de sua variância seja explicada por fatores intrínsecos ao seu próprio mercado.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.