Blog

Blog Análise Macro – Desde 2011, encontrando a verdade nos dados

Análise de Betas do Mercado Acionário Brasileiro

Neste artigo, conduzimos uma análise exploratória dos Betas estimados das ações no mercado acionário brasileiro utilizando a linguagem de programação Python. Optamos por segmentar cada empresa de acordo com seu setor, com o objetivo de examinar as distribuições de seus riscos de mercado. Adicionalmente, elaboramos classificações de portfólio com base na alocação de betas elevados e baixos, a fim de avaliar a eficácia da estratégia proposta pelo Modelo de Precificação de Ativos de Capital (CAPM). Isso nos permitiu realizar um teste de excesso de retorno e traçar a Security Market Line como parte da avaliação da formulação proposta.

Ibovespa vs. Variação da Formação Bruta de Capital Fixo: há relação?

Verificamos a relação entre o Ibovespa e a variação interanual da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) por meio do procedimento de Toda-Yamamoto usando o Python como ferramenta.

Aumentando o desempenho de modelos preditivos com técnicas de Bootstrapping, Bagging, Boosting e Random Forests

Neste artigo exploramos as técnicas de Bootstrapping, Bagging, Boosting e Random Forests com o objetivo de aumentar o desempenho em modelos preditivos. Percorremos o modo de funcionamento de cada técnica e sua aplicação usando linguagem de programação com dados econômicos do Brasil.

Análise das Atas do COPOM com text mining

Mineração de textos é uma técnica interessante para obtenção de insights quantitativos através de dados textuais. Com a finalidade de demonstrar seu uso, neste artigo faremos uma breve e introdutória análise das atas do Comitê de Política Monetária – COPOM usando mineração de textos com o auxílio do pacote tidytext na linguagem R.

Medidas de retorno e risco de ativos individuais

Este artigo tem como objetivo fornecer uma visão abrangente sobre como calcular medidas de retorno e risco no contexto de investimentos e ações, utilizando a linguagem de programação Python como ferramenta. Ao longo deste guia, detalharemos passo a passo as diversas métricas amplamente empregadas no mercado financeiro para avaliar a performance de investimentos e a volatilidade de ativos.

Juro a pessoa física: um modelo explicativo

Como podemos compreender a taxa de juros para os tomadores de crédito? Neste artigo, desenvolvemos dois modelos com o objetivo de investigar a relação entre diversas variáveis que influenciam a flutuação da taxa de juros média para indivíduos. Todo o processo de coleta, análise e construção do modelo foi conduzido utilizando a linguagem de programação Python.

Validação Cruzada em Modelos Preditivos: técnicas para dados ordenados e não ordenados

Como saber se o desempenho de um modelo preditivo se generaliza para dados desconhecidos? Dividir a tabela de dados em duas amostras, treinar o modelo e calcular o erro é um processo comum e bastante simples, mas pouco informativo. As técnicas de validação cruzada podem ajudar neste aspecto e neste artigo mostramos como funcionam e como implementar usando linguagem de programação.

Construindo o Modelo de 3 fatores de Fama-French para o mercado brasileiro com o Python

O que é o Modelo de 3 Fatores de Fama-French e como ele é construído? Neste artigo, demonstramos como replicar esse modelo com exemplos utilizando dados do mercado financeiro brasileiro. Além disso, realizamos uma análise dos coeficientes estimados. Todo esse processo é realizado utilizando a linguagem de programação Python.

Medindo a ancoragem das expectativas de inflação

Expectativas ancoradas, significando a manutenção da inflação em torno de um valor próximo da meta, inclusive após a ocorrência de choques relevantes, tornam menos custosa a ação do Banco Central no combate a pressões inflacionárias. No post de hoje, verificamos a ancoragem de expectativas para diferentes horizontes utilizando o Python como ferramenta para a construção do exercício.

MAE, RMSE, ACC, F1, ROC, R2? Avaliação de desempenho de modelos preditivos

Existem tantas siglas para métricas de desempenho de modelos preditivos que é fácil se perder na sopa de letrinhas. Neste artigo, fornecemos uma visão geral das principais métricas para avaliar e comparar modelos de regressão e classificação, usando exemplos com dados em Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp