Um modelo univariado para Homicídios por Intervenção Policial no RJ

Ontem, o Jornal Nacional apresentou uma matéria sobre o número recorde de homicídios por intervenção policial no Rio de Janeiro nesse ano, dando como causa a nova política de segurança pública do governador Wilson Witzel. Fiquei curioso e fui dar uma olhada na ótima base de dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Peguei o arquivo Séries históricas do estado por mês desde 1991 (números absolutos) e importei para o R com o código abaixo, já carregando os pacotes que iria utilizar na análise.


library(readr)
library(forecast)
library(ggplot2)
library(TStools)
library(scales)

data = read_csv2('DOMensalEstadoDesde1991.csv')

 

Os dados de homicídios por intervenção policial estão disponíveis desde janeiro de 1998, apenas. Com isso, fazemos uma amostra dos nossos dados com o código a seguir.


data = ts(data, start=c(1991,01), freq=12)
hip = window(data[,6], start=c(1998,01))

E um gráfico rápido para visualizar os nossos dados.


df = data.frame(time=as.Date(time(hip)),
hip=hip, cmav=cmav(hip,12))

ggplot(df, aes(x=time))+
geom_line(aes(y=hip, colour='HIP'))+
geom_line(aes(y=cmav, colour='Média Móvel'), size=.8)+
scale_colour_manual('',
values=c('HIP'='black',
'Média Móvel'='red'))+
theme(legend.position = c(.15,.8))+
theme(axis.text.x = element_text(angle=45, hjust=1))+
scale_x_date(breaks = date_breaks("1 year"),
labels = date_format("%Y"))+
labs(x='', y='quantidade de pessoas',
title='Homícidios por intervenção policial no Rio de Janeiro',
caption='Fonte: analisemacro.com.br com dados do ISP/RJ')

Observe que acrescentei uma média móvel de 12 meses nos dados, de modo a suavizar a série. O que se observa é de fato um aumento preocupante na série desde ao menos 2013. Ou seja, o aumento é bem anterior à gestão do atual governador. A matéria do JN está, portanto, equivocada ao apontar como causa a nova política de segurança.

Como não sou especialista no assunto, não posso opinar sobre as causas para esse aumento. Minha função aqui é apenas ilustrar como tratar os dados. Isso dito, resolvi fazer uma projeção usando um modelo univariado simples, isto é, um modelo ARIMA, usando o pacote forecast. O gráfico abaixo ilustra o ajuste do modelo.

E abaixo um gráfico com a projeção para os próximos 12 meses.

O código completo do exercício estará disponível na Edição 66 do Clube do Código.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

Analisando séries temporais no Python e esquecendo de vez o Excel

Séries temporais representam uma disciplina extremamente importante em diversas áreas, principalmente na economia e na ciência de dados. Mas, afinal, como lidar com esses dados que se apresentam ao longo do tempo? Neste exercício, demonstraremos como compreender uma série temporal e como o Python se destaca como uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de dado.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.