Transformando preços em log-retornos mensais com o R tidyquant

No post anterior, eu mostrei como é possível coletar os preços de ações com o R através do pacote quantmod, utilizando a base de dados do Yahoo Finance. Essa representação dos dados, contudo, não é a mais conveniente para a gestão de portfólios, como veremos no nosso Novo Curso Mercado Financeiro e Gestão de Portfólios. Para fins de construção de portfólios, é conveniente usarmos os retornos ou log-retornos dos ativos. De fato, uma grande parte dos estudos financeiros envolve retorno, ao invés de preço, de ativos. Isto porque, retorno de ativos pode ser um completo sumário para oportunidades de investimento, bem como séries de retorno são mais fáceis de lidar do que séries de preço porque aquelas possuem propriedades estatísticas mais atrativas.

Há, entretanto, diversas definições de retorno de ativos. Tomando P_t como o preço de um ativo no tempo t, considerando que a princípio o ativo não paga dividendos, ao manter um ativo por um período de t-1 a t, isso resultaria em um retorno bruto simples de

(1)   \begin{align*} 1 + R_t = \frac{P_t}{P_{t-1}} \end{align*}

O retorno líquido ou simples então será de

(2)   \begin{align*} R_t = \frac{P_t}{P_{t-1}} - 1 = \frac{P_t - P_{t-1}}{P_{t-1}} \end{align*}

Já o logaritmo natural do retorno bruto simples de um ativo é chamado de retorno composto continuamente ou simplesmente log-retorno:

(3)   \begin{align*} r_t = \text{ln} (1+R_t) = \text{ln} \frac{P_t}{P_{t-1}} = p_t - p_{t-1} \end{align*}

onde p_t = ln (P_t).  A seguir, pegamos nossas ações coletadas no post anterior e calculamos os log-retornos mensais com o pacote tidyquant.


library(tidyverse)
library(tidyquant)
library(timetk)
library(scales)
library(quantmod)

prices = getSymbols(symbols, src='yahoo',
from='2019-01-01',
to='2020-04-20',
warning=FALSE) %>%
map(~Cl(get(.))) %>%
reduce(merge) %>%
`colnames<-` (symbols) %>%
tk_tbl(preserve_index = TRUE,
rename_index = 'date') %>%
drop_na()

returns = prices %>%
gather(asset, prices, -date) %>%
group_by(asset) %>%
tq_transmute(mutate_fun = periodReturn,
period='monthly',
type='log') %>%
spread(asset, monthly.returns) %>%
select(date, symbols)

A seguir, construímos um gráfico desses retornos.


ggplot(returns, aes(x=date))+
geom_line(aes(y=PETR4.SA, colour='PETR4'))+
geom_line(aes(y=ABEV3.SA, colour='ABEV3'))+
geom_line(aes(y=MGLU3.SA, colour='MGLU3'))+
geom_line(aes(y=VVAR3.SA, colour='VVAR3'))+
scale_colour_manual('',
values=c('PETR4'='blue',
'ABEV3'='red',
'MGLU3'='orange',
'VVAR3'='green'))+
scale_x_date(breaks = date_breaks("1 month"),
labels = date_format("%b/%Y"))+
theme(axis.text.x=element_text(angle=45, hjust=1),
legend.position = 'bottom',
plot.title = element_text(size=10, face='bold'))+
labs(x='', y='',
title='Log-Retornos mensais de ações brasileiras selecionadas',
caption='Fonte: analisemacro.com.br com dados do Yahoo Finance')

Observa-se uma queda forte no mês de março por conta da pandemia do coronavírus, como era esperado.

(*) Isso e muito mais você irá aprender no nosso Novo Curso Mercado Financeiro e Gestão de Portfólios.


Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como fazer previsões para a inflação desagregada medida pelo IPCA?

Neste artigo investigamos se a previsão desagregada da inflação é capaz de gerar previsões mais acuradas do que a previsão agregada. Utilizamos o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como medida de interesse, aplicando um modelo simples e um modelo de passeio aleatório para comparação. Todo o processo pode ser feito de maneira automatizada utilizando a linguagem de programação R.

Qual o melhor modelo para prever a inflação medida pelo IPCA?

Neste exercício, testamos 18 modelos diferentes com um conjunto fixo de regressores para previsão da taxa de inflação, medida pelo IPCA. Implementamos o método da validação cruzada, visando obter resultados robustos para comparação de métricas de performance. Apresentamos os resultados gerais e desagregados por horizontes de previsão, além de automatizar todo o processo utilizando a linguagem Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.