PNAD Contínua vs. CAGED: uma análise comparativa com o R

O Brasil possui atualmente duas pesquisas principais, como aprendemos em nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R, sobre o mercado de trabalho. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do hoje extinto Ministério do Trabalho, cobre o fluxo mensal de admitidos e demitidos em empresas devidamente registradas. Já a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) dá uma dimensão mais abrangente sobre o estoque de pessoas envolvidas (ou não) no mercado de trabalho.

Pode ser interessante, nesse sentido, fazer uma comparação entre as duas pesquisas. O código abaixo, por suposto, utiliza o pacote ecoseries para pegar os dados de admitidos do CAGED diretamente do site do IPEADATA, bem como utiliza o pacote sidrar para pegar os dados da população ocupada com carteira assinada do site do SIDRA/IBGE.


library(ecoseries)
library(sidrar)

## Baixar dados
caged = ts(series_ipeadata('231410417',
periodicity = 'M')$serie_231410417$valor,
start=c(1999,05), freq=12)

po = get_sidra(api='/t/6320/n1/all/v/4090/p/all/c11913/allxt')
carteira = po$Valor[po$`Posição na ocupação e categoria do emprego no trabalho principal (Código)`=='31722']
pnad = ts(carteira, start=c(2012,03), freq=12)

Uma vez de posse desses dados, devemos dessazonalizar os dados do CAGED com o código a seguir, utilizando o pacote seasonal.

library(seasonal)
cagedsa = final(seas(caged))

Com os dados do CAGED dessazonalizados, podemos pegar uma janela dos dados, lembrando que como a PNAD Contínua refere-se a uma média móvel trimestral, há uma defasagem de três meses em relação aos dados do CAGED. O código abaixo operacionaliza.


## Window
cagedsa = window(cagedsa, start=c(2012,06))
pnad = window(pnad, end=c(2018,09))

E por fim plotamos o gráfico de correlação entre as variáveis como abaixo...

Como podemos ver, há uma correlação positiva entre os dados próxima a 0,7. Quer aprender mais sobre como usar o R para fazer esse tipo de análise? Conheça nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R. Corre lá e garanta a sua vaga!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

Analisando séries temporais no Python e esquecendo de vez o Excel

Séries temporais representam uma disciplina extremamente importante em diversas áreas, principalmente na economia e na ciência de dados. Mas, afinal, como lidar com esses dados que se apresentam ao longo do tempo? Neste exercício, demonstraremos como compreender uma série temporal e como o Python se destaca como uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de dado.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.