Análise de dados de seguro-desemprego com o R

A versão 4.0 do nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R, que abre inscrições no próximo dia 23/06, irá explorar novas séries que servem como indicadores antecedentes do ciclo econômico. Dentre essas séries, vamos verificar como é possível analisar os pedidos de seguro-desemprego, que, entre outras coisas, dá uma ideia de como está o mercado de trabalho. O script de R começa carregando alguns pacotes.


library(tidyverse)
library(readxl)
library(lubridate)
library(scales)
library(ecoseries)
library(timetk)
library(zoo)
### Pacote Seasonal
library(seasonal)

Uma vez carregados os pacotes que iremos utilizar no script, é possível baixar e ler os dados de seguro-desemprego com o código abaixo.


url = 'http://pdet.mte.gov.br/images/Seguro-Desemprego/Segunda%20Quinzena%20de%20Maio/3-%20S%C3%A9rie%20Hist%C3%B3rica%20do%20Seguro-Desemprego%20-%202000%20a%202020%20-%20mensal.xlsx'
download.file(url, destfile = 'seguro.xlsx', mode='wb')
data = read_excel('seguro.xlsx', sheet="Tabela 1", skip=5) %>%
drop_na()

Uma vez coletados os dados, geramos algum tratamento deles, dado que são disponibilizados em uma planilha excel bastante bagunçada...


## Tratamento dos dados
dates = parse_date_time(colnames(data[-1]),
orders='%Y/%m')
names = data$...1
data = t(data[,-1])
row.names(data) = NULL
colnames(data) = names

data =
data %>%
as_tibble() %>%
mutate(DATES = dates) %>%
select(DATES, everything())

A seguir, podemos gerar um primeiro gráfico dos dados agregados brutos de pedidos de seguro-desemprego...

Dois aspectos da série mensal saltam aos olhos. O primeiro é que há um grande salto no último dado disponível, o mês de maio de 2020. Houve nesse mês 960,2 mil pedidos de seguro-desemprego.

Outro ponto que chama atenção é a existência de alguma sazonalidade nos dados. A seguir, colocamos um gráfico que dá um zoom nesse comportamento.

A seguir, exploramos os dados dos Estados. Aqui, coloco como exemplo o comportamento dos pedidos de seguro-desemprego na região Sudeste.

Para terminar, relacionamos os dados de seguro-desemprego ao saldo do cadastro geral de empregados e desempregados (CAGED) do Ministério da Economia...

(**) Isso e muito mais você aprende no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

_________________


_________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Coletando dados para monitoramento climático com Python

As condições climatológicas influenciam desde a safra de grãos até a decisão de um vendedor ambulante levar seu carrinho para a praia ou não. Por sua importância e impactos na economia do país, neste exercício mostramos como coletar e elaborar análises de dados sobre o clima usando o Python.

Coletando dados de secas e queimadas no Brasil com Python

Neste artigo exploramos fontes públicas de dados sobre secas e queimadas no Brasil. Mostramos como acessar, coletar e preparar os dados para elaboração de análises. Usamos a linguagem Python para desenvolver uma rotina automatizada.

Como analisar demonstrações contábeis usando IA

Neste post, vamos explorar como utilizar o modelo de linguagem Gemini do Google para analisar demonstrações contábeis anuais da Eletrobras e extrair informações relevantes para tomada de decisão. Através de um código Python, vamos importar os dados direto da CVM, conectar com o Gemini e gerar resumos sobre as contas das demonstrações e perspectivas futuras sobre as finanças da empresa.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.