Relatório #28 - Produção de veículos, PMC, IPCA e Copom

No Relatório AM da semana, iremos realizar uma breve analise de quatro eventos econômicos da semana: os resultados da produção de veículos, PMC e IPCA. Iremos também analisar os caminhos da decisão do COPOM na semana.

Produção de Veículos
A Produção de veículos é divulgada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) e possui uma grande importância informacional: nos ajuda a saber o caminho do crescimento do produto interno no país.

No Mês de novembro vemos que houve uma variação marginal de 15,13%. Em comparação com o ano passado, temos um resultado negativo de 13,5% e na anual um valor de 13,75%.

Ao visualizarmos a série temporal do indicador, vemos que em junho de 2020 teve uma variação positiva grande o suficiente para que a escala do gráfico torne a visualização complicada. Para isso, podemos remover esse outlier, apenas para que possamos analisar a série nos últimos meses.

PMC

Nos últimos meses, as vendas no varejo na margem não tem apresentado resultados satisfatórios. Vemos nos últimos dois meses a queda na variação marginal, bem como a queda no mês de setembro na variação interanual. A ver o que pode acontecer com o resultado de outubro.

Podemos ver o comportamento da pesquisa mensal de comércio. Apesar da recuperação em relação a pandemia no início do ano, vemos nos últimos meses sinais de piora do indicador.

IPCA

Também ocorrerá a divulgação do IPCA na semana. Vemos nos últimos meses a escalada do indicador no ano e o aumento na margem.

Em relação a expectativa do mercado para o indicador, vemos através do boletim Focus, como tem sido no ano o aumento do IPCA em 2021 e 2022.

Copom

Na semana também ocorrerá a decisão do Copom pela mudança da taxa SELIC. Com o aumento das expectativas do IPCA nos últimos meses, temos a possibilidade do aumento da taxa SELIC. Podemos ver a escalada da expectativa do mercado medido pelo Focus no ano de 2021 e 2022 para a taxa de juros. Atualmente a taxa se encontra em 7,75%, com a possibilidade de terminar o ano em 9,25%.

________________________

(*) Para entender mais sobre análise de conjuntura econômica, confira nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R - Versão 5.0.

________________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Aplicando o Time Series Transformer para prever inflação (IPCA)

Neste exercício, exploramos a previsão de séries temporais utilizando o Temporal Fusion Transformer (TFT). O TFT é uma arquitetura de Deep Learning baseada em mecanismos de atenção, desenhada especificamente para lidar com múltiplas variáveis e horizontes de previsão longos, mantendo a interpretabilidade — uma característica frequentemente ausente em modelos de "caixa-preta".

Análise do Payroll norte-americano com Python

O Payroll norte-americano é o termômetro da economia global. No post de hoje, mostro como analisar esse indicador usando Python e as bibliotecas Pandas e Plotnine. Saia do básico e aprenda a visualizar a geração de empregos nos EUA de forma profissional.

O papel da credibilidade do Banco Central na desinflação da economia

O objetivo deste trabalho é mensurar a credibilidade da política monetária brasileira através de diferentes métricas e verificar empiricamente se uma maior credibilidade contribui para a redução da inflação. Realizamos a modelagem econométrica usando o pacote {systemfit} disponível na linguagem. Ao fim, criamos um relatório reprodutível com a combinação Quarto + R.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.