Relatório AM #11 - IGP-M

O IGP-M, índice divulgado mensalmente pela FGV, é um importante indicador da inflação no país, pois também captura a inflação por parte da oferta, causada por pressões nos insumos da indústria. Como podemos ver abaixo, o IGP e suas desagregações estão tendo uma forte pressão desde o ano passado:

Os índices IGP são compostos por 3 sub-índices: o Índice de Preços por Atacado (IPA), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Índice de Preços de Custo da Construção civil (INCC). O IGP-M dá a cada sub-índice pesos 0.6, 0.3 e 0.1, respectivamente. Nos gráficos acima, vemos que o IPC está em valores alinhados com o IPCA atual, e, como o INCC tem o menor peso, a alta do IGP deve ser explicada pela variação no IPA. De fato, podemos ver a abaixo que tal índice se descolou fortemente do IPCA nos últimos meses:

O que explica tais resultados? Há diversos fatores em pauta, como a escalada do câmbio no final do ano passado (que parece ter se estabilizado mais recentemente), aumentando o custo de empresas que dependem de importação de insumos, e o próprio aumento do valor de commodities, fatores essenciais para as diversas cadeias de produção.

________________________

(*) Para entender mais sobre inflação e análise de conjuntura econômica, confira nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R - Versão 5.0.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.