Análise da Taxa de Poupança com o R

Uma das questões postas na atual difícil conjuntura que vivemos é o aumento da taxa de poupança. Alguns jornalistas e mesmo analistas de mercado têm apontado para um aumento da poupança em resposta às dificuldades impostas pela pandemia. Dadas as suas repercussões sobre o consumo e, consequentemente, sobre a recuperação do nível de atividade, foi até mesmo um ponto relevante no último Relatório de Inflação divulgado pelo Banco Central.

Para nivelar o terreno, alguma informação inicial. Para fazer uma análise da poupança, precisaremos recorrer à taxa de poupança trimestral e à taxa de poupança acumulada em quatro trimestres, de modo a dar alguma perspectiva de tendência sobre os números.

Sempre lembrando que a taxa de poupança é dada pela Poupança Bruta sobre o Produto Interno Bruto - viu como as aulas de Contabilidade Social são importantes?

Feita a ressalva, vamos aos dados. Os dados de poupança encontram-se no SIDRA/IBGE, na parte de Contas Nacionais Trimestrais, especificamente nas Contas Econômicas Integradas (CEI). Caso não lembre bem disso, considere fazer nosso Curso de Macroeconomia com Laboratórios de R. O pedaço de código abaixo é o início do script que usei para fazer esse exercício. Ele carrega alguns pacotes e baixa os dados da poupança trimestral para o R.


####################################################
##### Análise da Poupança nas Contas Nacionais #####

library(sidrar)
library(tidyverse)
library(RcppRoll)
library(scales)
library(zoo)
library(seasonal)
library(tsibble)
library(feasts)

### Coletar dados individuais do SIDRA/IBGE ###

poupanca = get_sidra(api='/t/6726/n1/all/v/all/p/all/d/v9774%201') %>%
mutate(date = as.yearqtr(`Trimestre (Código)`, format='%Y%q')) %>%
rename(tx_poupanca_tri = Valor) %>%
select(date, tx_poupanca_tri)

De posse da poupança trimestral, vamos avançar e calcular a poupança acumulada em quatro trimestres. Para isso, precisaremos da poupança bruta e do produto interno bruto. O código abaixo pega os dados das Contas Econômicas Integradas, disponíveis no SIDRA/IBGE e já executa os cálculos que precisamos.


#### Acumular dados em quatro trimestres ###

tabela_cei = get_sidra(api='/t/2072/n1/all/v/933,940/p/all') %>%
mutate(date = as.yearqtr(`Trimestre (Código)`, format='%Y%q')) %>%
select(date, `Variável`, 'Valor') %>%
spread(`Variável`, 'Valor') %>%
mutate(pib_4t = roll_sum(`Produto Interno Bruto`,4,
fill=NA, align='right'),
pb_4t = roll_sum(`(=) Poupança bruta`,4,
fill=NA, align='right')) %>%
mutate(tx_poupanca = pb_4t/pib_4t*100) %>%
as_tibble()

Temos agora tanto a taxa trimestral quanto a taxa acumulada em quatro trimestres. Mas há mais uma coisa a fazer. Se você reparar bem, vai ver que existe um efeito sazonal na taxa de poupança. O código a seguir junta os dois tibbles acima e dessazonaliza os dados.


data = inner_join(tabela_cei, poupanca, by='date') %>%
mutate(poupanca_sa = final(seas(ts(tx_poupanca_tri,
start=c(2000,01),
freq=4))))

O gráfico abaixo ilustra o comportamento das três séries.

De fato, a poupança acumulada em 4 trimestres e a poupança dessazonalizada estão crescendo desde o ano passado. Com um crescimento pronunciado entre o quarto trimestre de 2019 e o segundo de 2020. A seguir, deixamos claro a sazonalidade da poupança, que costuma cair no último trimestre do ano.

De posse dos dados, fica a cargo do leitor criar a melhor narrativa...

_____________

(*) Para ter acesso aos códigos completos do exercício, cadastre-se na nossa Lista VIP aqui.

(**) Inscrições abertas para as Turmas Especiais dos nossos Cursos de Macro Aplicada.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

Analisando séries temporais no Python e esquecendo de vez o Excel

Séries temporais representam uma disciplina extremamente importante em diversas áreas, principalmente na economia e na ciência de dados. Mas, afinal, como lidar com esses dados que se apresentam ao longo do tempo? Neste exercício, demonstraremos como compreender uma série temporal e como o Python se destaca como uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de dado.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.