Produção Industrial ensaia recuperação

O IBGE divulgou agora há pouco os resultados da produção industrial referentes a outubro. Pelo terceiro mês seguido, houve alta na margem na indústria geral. Entre setembro e outubro, houve alta de 0,8%. Na comparação com o mesmo mês de 2018, houve alta de 1%. Os dados da produção industrial contam com script automático que é ensinado/disponibilizado em nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R. Abaixo, um resmo do script.

Como se pode ver pelo número índice com ajuste sazonal, a indústria se recupera após um longo período de choques. A greve dos caminhoneiros e a crise na Argentina tiveram impacto profundo sobre o setor. Nos últimos três meses, contudo, a indústria ensaia uma recuperação, com alta de 0,8% na média móvel trimestral. Abaixo, uma tabela com o resumo dos últimos três meses.

Métricas da Indústria Geral (%)
Mensal Interanual Trimestral Anual
2019 Aug 1,3 -2,0 0,2 -1,6
2019 Sep 0,3 1,0 0,5 -1,3
2019 Oct 0,8 1,0 0,8 -1,3

E a seguir, os gráficos das métricas de crescimento.

A abertura dos subsetores da indústria está disponível no script automático da pesquisa que é ensinado/disponibilizado em nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

____________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar IA para auxiliar no código de Python no Colab?

O uso de IA pode aumentar muito a produtividade de quem escreve códigos de Python, seja na análise ou na ciência de dados. Neste artigo, mostramos como usar a IA do Google para agilizar a escrita de código através da interface do Colab.

IPCA de setembro vem em linha com previsão da Análise Macro

O IBGE divulgou recentemente os dados de inflação de setembro/2024. A previsão da Análise Macro era de um aumento do IPCA em 0,39% no mês, com viés altista, enquanto que o indicador mostrou uma variação levemente superior, de 0,44%, puxado por despesas com habitação. Por sua vez, a previsão de mercado era de 0,51% de aumento na inflação, de acordo com o relatório Focus/BCB.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.