Veja como foi a semana na Análise Macro!

Perdeu as publicações do Blog ao longo da semana? Não se preocupe, agora toda sexta-feira, nós publicamos um resumo da semana que passou por aqui, com os últimos posts publicados e o que está por vir. Além disso, grande novidade, a partir da próxima semana, passaremos a publicar toda segunda-feira a nossa newsletter, onde divulgaremos para os assinantes um pdf produzido em RMarkdown de algum post selecionado divulgado aqui no Blog com todos os códigos para serem replicados! Ainda não é assinante da newsletter? Só rolar a barrinha do lado direito e assinar no final dessa página! A seguir, os posts publicados ao longo de uma semana intensa de trabalho!

O primeiro post foi a edição 60 do Clube do Código, o projeto de compartilhamento de códigos da Análise Macro. Nela, estimamos um modelinho simples para explicar o spread bancário. Quem quiser ter acesso aos códigos, basta se tornar membro do Clube!

O segundo post é o nosso já tradicional comentário de conjuntura semanal. Os códigos também estão disponíveis no Clube do Código.

Os três últimos foram posts práticos de como coletar dados com o R de fontes internacionais. Selecionaremos um deles para enviar para a newsletter na segunda-feira.

Virada de Lote para as Turmas de Maio se aproxima!

Estamos quase na virada de lote das turmas que se iniciam no próximo dia 27/05! Então, se você ainda não se inscreveu no 1º lote com 30% de desconto, escolha o seu Curso e garanta já a sua inscrição!

Exercícios do Clube do Código

A próxima semana aqui no Blog será praticamente dominada pelo Clube do Código. Além do comentário de conjuntura semanal, vamos publicar as edições 61, 62 e 63, tituladas respectivamente, como:

  • Construindo previsões combinadas para o IPCA
  • O Banco Central sob os mandatos de Meirelles, Tombini e Goldfajn
  • Modelando o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX)

Inscreva-se na Newsletter!

Curtiu? Então, fica de olho no Clube e nos nossos Cursos! E, claro, não deixa de assinar a nossa newsletter no final dessa página!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Modelo de previsão para grupos do IPCA

Neste artigo investigamos se a previsão desagregada da inflação é capaz de gerar previsões mais acuradas do que a previsão agregada. Utilizamos o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como medida de interesse, aplicando um modelo simples e um modelo de passeio aleatório para comparação. Todo o processo pode ser feito de maneira automatizada utilizando a linguagem de programação R.

Text mining dos comunicados do FOMC: prevendo mudanças na política

Como quantificar sentimentos e emoções a partir de comunicados de política monetária? Neste exercício utilizamos os statements do FOMC para construir um índice de sentimentos, o que permite comparar a "narrativa" com a prática da política monetária, ou seja, mudanças da taxa de juros. Também avaliamos se tal índice é útil em prever mudanças de política através do teste de causalidade de Granger.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.

Cyber Monday

Receba um desconto incrível em nossos cursos e formações diretamente na finalização da matrícula. Aplique o cupom CM2023.

>> Escolher um curso ou formação